EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, SINTRAS SOLICITA PARTICIPAÇÃO NAS DISCUSSÕES SOBRE A REFORMA PREVIDÊNCIÁRIA DO TO

21/11/2016 25/11/2016 15:23 104 visualizações
dsc02001-siteSintras participou na última quinta-feira, 17, na Assembleia Legislativa da audiência pública que tratou da reforma previdenciária do Estado Tocantins.   O principal objetivo da audiência pública era discutir, apreciar e esclarecer aos cidadãos tocantinenses, acerca da atual situação do IGEPREV, bem como a reforma previdenciária do Estado e o equilíbrio fiscal previdenciário.   Conforme o deputado Paulo Mourão o Igeprev realiza aplicações em pluralidade de fundos de investimentos, como forma de auxiliar na manutenção e crescimento do seu capital, no entanto os investimentos efetuados em 2011 e 2012 provocaram perdas multimilionários ao patrimônio do órgão, em aplicações irregulares, em fundos de risco, sem atender as especificações da legislação por parte do Conselho Monetário Nacional – CMN.   De acordo com o presidente do órgão, a folha atual do Igeprev é cerca de 55 milhões, e possui uma receita de 60 milhões e ele pede as entidades sindicais a contribuição para proteger o patrimônio do Igeprev.   Na ocasião o diretor secretário-geral do Sintras, Domingos Rodrigues da Silva, pontuou a importância das discussões com os representantes do funcionalismo público. “Eu coloco aqui que o presidente do Igeprev convida os sindicatos para participar das discussões que trata da reforma do regime previdenciário do Tocantins, pois o instituto é do servidor, então, os servidores tem que participar do processo de alteração do regime que mexe com o futuro da categoria”, disse ele.   Na audiência compareceram o presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), Jacques Silva, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP), da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), Narlon Gutierri, que irá representar o Secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia, entre outros.