Sintras solicita que o PMAQ abrange todos os profissionais e secretário garante pagamento na próxima folha

26/08/2016 02/09/2016 00:32 121 visualizações
DSC00287Na manhã desta sexta-feira, 26, a diretoria do Sintras participou da reunião extraordinária da Mesa de Negociação do SUS no município de Palmas, na qual foi pauta o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).   Conforme o secretário de saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, o pagamento aos servidores de Palmas, beneficiados com o programa, será concedido na próxima folha. Esse pagamento é referente ao ano de 2014.   Durante as discussões, o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, solicitou que o benefício seja estendido a todos os profissionais que compõem a equipe de atenção básica.   Atualmente somente médicos, odontólogos e enfermeiros recebem o incentivo. “Como é livre para o gestor definir a estratégia de avaliação e divisão do valor, o sindicato propõe que todos os profissionais que fazem parte da equipe da atenção básica de saúde sejam beneficiados com o programa, pois é injusto e desumano conceder somente para uns profissionais”, pontuou o presidente.   Ele informa também que será pauta da mesa a discussão de novos métodos de avaliação dos profissionais para concessão do benefício.   A próxima reunião da mesa está agendada para o dia 5 de setembro.   Nesta reunião também estava presente o diretor do Sintras, Raimundo Morais de Souza.   PMAQ É um programa federal que tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos servidores de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde, e que tem a meta de garantir um padrão de qualidade através de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.