Em Araguatins Sintras pleiteia garantir direitos dos servidores e retoma as discussões de implantação do PCCR

17/05/2017 22/05/2017 11:18 94 visualizações

A Direção da Central em Palmas e da Delegacia Regional de Augustinópolis do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins - SINTRAS-TO, esteve no município de Araguatins, no último dia 09, para buscar junto a gestão municipal soluções para as demandas dos servidores filiados ao sindicato protocoladas em ofício na prefeitura.

Já no dia seguinte em reunião com o prefeito Claudio Carneiro Santana, a presidência do SINTRAS explanou sobre a importância da implantação do Plano de Cargo Carreira e Remuneração – PCCR dos servidores da saúde e ressaltou que a categoria está desmotivada devido à desvalorização e injustiça no que tange os seus direitos profissionais.     Conforme o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o gestor demonstrou interesse na ativação das discussões do plano. “O prefeito Claudio informou que é umas das metas do seu plano de governo e que fará logo a publicação nomeando a Comissão que iniciará os trabalhos para discutir a proposta do Sintras do PCCR/saúde para fins da sua  implantação”.   Mas mesmo com a disposição do gestor, o Sintras irá cobrar agilidade no processo para concluir o mais breve possível as discussões e implantar de vez o PCCR, ratifica Manoel Miranda.   No documento oficial emitido ao prefeito também foi exigido a gestão a aplicação da data-base nas porcentagens estabelecida pelo INPC do período que não foram concedidas de forma integral aos servidores, assim como os passivos referente ao período não aplicado.               Cobrado também o salário pendente de dezembro e a gratificação natalina de 2016, além dos adicionais de férias devido aos servidores municipais.   A desmotivação da categoria é notória pois também não receberam o adicional de insalubridade referente ao mês de dezembro de 2016, e nem janeiro, fevereiro, março, abril e maio deste ano. O Sintras cobra estes pagamentos com atualização dos débitos passivos, bem como a manutenção da jornada de trabalho de 30h.     Participaram também das ações do Sintras no município os diretores Luiz Fernando Neife, Raimundo de Sousa Morais, Dalmo José Santos Carvalho e a delegada regional de Augustinópolis, Márcia Azevedo Pereira.       Representação   Para facilitar e aproximar mais ainda o SINTRAS dos seus filiados e representados de Araguatins, a direção do sindicato nomeou no dia 10 de maio os servidores do município de Araguatins, Ivone Neri de Araújo e Ilton Pereira dos Reis, titular e suplente respectivamente para compor o Conselho Municipal de Saúde.   O objetivo é ter um representante do Sintras como membro do Conselho para alavancar as demandas da categoria na mesa de discussões do órgão para fins de solucionar e atender os anseios dos profissionais em saúde com mais brevidade, representados e filiados ao sindicato, do município de Araguatins.