Na mesa de Negociação do SUS, SINTRAS cobra novamente normatização da alimentação

30/08/2017 18/09/2017 16:57 94 visualizações
Nesta quarta-feira, 30, durante a reunião da 4ª Mesa de Negociação Permanente do Trabalho no SUS, - MENPT/SUS, o SINTRAS questiona sobre demandas que chegam a direção do sindicato e que já foi cobrado do Governo em reuniões anteriores como a regulamentação da alimentação e dos plantões extras.   A reclamação dos servidores é que em algumas unidades são fornecidas duas refeições e em outras três refeições, por exemplo. É esse fator que o sindicato solicitou esclarecimentos e exigiu um atendimento isônomico para todos os trabalhadores em saúde.   Da mesma forma, o Sintras cobrou o cumprimento de 13 plantões/mês para os trabalhadores em saúde com carga horária de 12h, conforme regulamenta a Portaria/Sesau nº 937, de 29 de novembro de 2012.   Estas demandas foram levantadas novamente pelo presidente do SINTRAS, Manoel Pereira de Miranda, em reunião no dia 10 deste mês, ao secretário Marcos Musafir e comunicou que iria solicitar a inclusão dessas pautas na próxima reunião da Mesa de Negociação do SUS.   Mas a ausência do secretário Musafir, nesta reunião de hoje, impossibilitou avançar nesses pontos. Era esperado uma apresentação da gestão de como será feito essa regulamentação da alimentação para sanar de vez essa questão, além de informar ao sindicato como será resolvido a questão do excesso de plantões além dos 13 regulamentado na legislação.   O diretor-secretário, Domingos Rodrigues, lamentou a ausência do gestor e solicitou uma reavaliação da data das reuniões da mesa com a agenda do gestor da pasta da saúde.   "É necessário uma reavaliação da data da reunião da mesa com a agenda do secretário, pois há demandas que avançam aqui somente com a participação dele", frisou Domingos.   E sobre os plantões excedidos aos 13, o diretor sindical informou que o sindicato irá cobrar esses plantões a mais cumpridos pelos servidores.   Outras demandas também foram pautadas pelos membros da mesa como aposentadoria especial, evolução funcional e registro de pontos.   O presidente Manoel Pereira de Miranda destaca que a participação do sindicato nessas discussões com a gestão é válida. "E importante a participação do sindicato, pois a diretoria leva as situações reais vividas pelos servidores e a solução vem mais mais favorável a categoria e contribuindo com o Governo para fazer gestão", afirma Miranda.   Miranda orienta também aos seus filiados que qualquer reclamação que venha a ocorrer sobre alimentação e plantões excedidos dos normais comuniquem ao sindicato para a busca de soluções. São demandas reprimidas mas que a direção do SINTRAS continuará cobrando ações concretas do Governo para sanar a pauta.