Estado é omisso quando trata de direitos dos servidores da saúde

16/08/2018 20/08/2018 16:24 86 visualizações
Por que os servidores da saúde são tratados com tanto descaso pelo Governo do Tocantins? Esse é um dos questionamentos que os profissionais da saúde fazem ao SINTRAS-TO quando se trata principalmente de concessão das progressões.   A diretoria do SINTRAS faz uma análise das etapas do processo para concessão dos direitos e percebeu que os trabalhos são interrompidos muitas vezes por falta de sintonia das equipes de governo como secretaria da saúde e da administração.   Com o objetivo de dar uma resposta precisa aos servidores filiados, o SINTRAS reforça o pedido já feito anteriormente ao Estado a disponibilização breve dos relatórios de todos os servidores que concluíram o estágio probatório e ainda informar a data dos efeitos financeiros com base na lei 2670/2012.   A entidade cobra também os relatórios de certificação de todos os servidores que foram estabilizados para receber a sua devida progressão vertical como rege a legislação.   Visando a solução imediata, o sindicato frisa para o governo cumprir sua obrigação publicando os relatórios dos servidores aptos a progressão segurada pela Procuradoria Geral do Estado.   O SINTRAS foi incisivo ainda na cobrança das listas pendente dos servidores visando as progressões horizontais e verticais referente aos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.   Após relatar todas as reivindicações, o presidente do SINTRAS também solicita uma reunião com o secretário Renato Jayme da silva, a equipe da superintendência de Gestão e Regulação do Trabalho e responsáveis pela liberação dos relatórios de progressão.   O objetivo é buscar esclarecimentos do porquê da demora da liberação dos relatórios, e aonde está a dificuldade das equipes na execução dos trabalhos nas etapas do processo.   De acordo com o presidente do SINTRAS, Manoel Pereira de Miranda, a entidade não abrirá mão do que é do servidor. “É injusto o Estado onerar prejuízos aos servidores ativos, e também aos inativos, que são os aposentados. Já deu tempo do estado programar e resolver todas as pendências referente a direitos dos servidores da saúde. Não é falta de financeiro, mas sim, competência da gestão. São profissionais definitivos pertinentes ao quadro de servidores do Estado, merecem respeito”, retrata Miranda.   Ele destaca ainda que o SINTRAS tem capacitado os servidores através dos cursos de capacitações do Instituto Wilmar de Araújo Mendes - INEWAM, papel do Estado disponibilizar as oportunidades de reciclagem profissional.   Através do INEWAM o sindicato propicia as capacitações para que os servidores não sejam mais prejudicados e conquistam os títulos para quando o Estado estabelecer os prazos de certificação, este servidores já preencherem os requisitos exigidos para sua devida progressão.