Nota de repúdio

10/10/2019 10/10/2019 09:40 51 visualizações

O SINTRAS repudia a atitude do governador, Mauro Carlesse, em manipular os deputados estaduais, que compõem sua base governista na Assembleia Legislativa, impulsionando a aprovação da sua proposta de 1% de data-base 2019 para os servidores públicos do poder executivo do Tocantins.

Para o SINTRAS-TO foi uma atitude vergonhosa e que o Governo demonstrou que tem os servidores como inimigo. Isto é incompreensível, pois, os profissionais da saúde tanto colaboram para o desenvolvimento do Estado, se dispondo da melhor forma possível, mesmo com as condições precárias de trabalho e com seus direitos reprimidos nas mãos do governo.

O sindicato ressalta tamanha desvalorização da categoria. Para o governo é normal decidir que direito vai dar e o que não vai conceder aos servidores do poder executivo, impondo sua proposta, aos representantes de todos os poderes públicos do Tocantins, durante reunião de portas fechadas. Rejeitando nas discussões a participação dos representantes legais dos servidores .

Governo tomou medida inconstitucional, desrespeitando a legislação estadual e federal.

A diretoria do SINTRAS reforça que a entidade tem as informações pontuais das necessidades necessárias para a vida laboral dos servidores da saúde, pois, convive de perto e recebe relatos das dificuldades dos profissionais durante o exercício da sua função. E o SINTRAS sempre se dispôs a ser parceiro nestas discussões, junto ao Governo, para sugerir medidas que venham respeitar e valorizar o trabalho dos profissionais da saúde.

É importante destacar que a remuneração é um dos quesitos que impulsionam a motivação dos servidores públicos a intensificar sua dedicação, compromisso e prazer na execução do trabalho. Com um salário justo, o servidor consegue melhor administrar suas obrigações financeiras e familiares.

A concessão do índice de 5,0747% de data-base aos servidores, seria atitude de um governo compromissado e de um gestor sério com os servidores e consequentemente com as famílias tocantinenses.

O SINTRAS continua disposto a colaborar com o Governo no sentido de viabilizar, da melhor forma, os direitos dos servidores públicos da saúde. E alerta ao Governo que irá buscar em todas as instâncias judiciais a confirmação, concessão e aplicação dos 4,32% restante do índice calculado pelo INPC para data-base de 2019 aos servidores da saúde. A diretoria do sindicato informa que está aguardando o resultado da análise e avaliação, pela assessoria jurídica, dos meios viáveis e mais consistentes para garantir a diferença do índice da data-base não aplicado pelo Governo.