SINTRAS - TO

Sintras cobra realização imediata de concurso público para cargos do quadro da saúde no Estado conforme acordado em TAC

25/10/2019 25/10/2019 10:13 161 visualizações

Baseado na delegação excessiva nas demandas de trabalho aos servidores públicos do quadro da saúde, o SINTRAS-TO solicita ao Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior,  instigar o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta assinado em 2013, no qual o Estado se comprometeu a realização de um novo concurso público no período de 1º de março de 2013 a 1º de março de 2014. O que não aconteceu.

DE acordo com a direção do sindicato, desde então, a gestão estadual só vem comprometendo os servidores com demandas excessivas de trabalho, sem o mínimo de compromisso na realização do novo certame para proporcionar maior qualidade dos serviços nas unidades de saúde estaduais e melhores condições de trabalho aos profissionais.

No primeiro dia deste ano, o Governo do Estado exonerou servidores contratados e comissionados, causando transtornos no atendimento aos pacientes nas unidades hospitalares. Ocasião que o SINTRAS repudiou a atitude do Governo e cobrou a recontratação dos servidores até a realização do novo certame, ressaltando o comprometimento nas cláusulas do Acordo.

Este TAC foi assinado por representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e do Estado do Tocantins, com anuência do SINTRAS-TO, firmando, na época, o compromisso para o provimento de 800 cargos do quadro de profissionais da saúde.

Conforme dados apurados pelo SINTRAS, atualmente temos uma demanda a suprir de 3.319 vagas no quadro de profissionais da saúde contratados. Destes 219 são comissionados, 3071 são contratos temporários e 29 contratados.

Segundo o presidente, esse é o número de vagas levantadas que possibilitam a abertura de um novo certame. “Temos um déficit expressivo de profissionais concursados na área, o que está acarretando transtorno aos servidores efetivos com problemas de saúde como estresse, devido a carga cumulativa de trabalho. Função que é para dois ou três profissionais executar, deliberam para somente um servidor realizar, isso é um absurdo, pois reflete nas famílias dos servidores”, destaca Manoel Pereira de Miranda.

Assim, a direção do sindicato emitiu o documento ao procurador solicitando que este faça valer o cumprimento da Cláusula segunda do TAC, onde o Estado se compromete publicar cronograma do novo certame para a Secretaria de Estado da Saúde.

Para conhecimento, o expediente também foi emitido para o promotor de justiça, Edson Azambuja, na 9ª Promotoria do Patrimônio Público.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...