O que os servidores do Tocantins têm a comemorar neste 28 de outubro?

28/10/2019 28/10/2019 08:16 50 visualizações

O SINTRAS-TO parabeniza, neste 28 de outubro, todos os seus filiados, profissionais da saúde que são funcionários públicos, por serem guerreiros no exercício desta profissão.

É notório que o investimento nesta área é buscar uma estabilidade no mercado de trabalho com reconhecimento profissional e bons salários, o que a conquista do cargo acontece através de aprovação em concurso público.

Conforme o presidente da entidade os servidores precisam ser valorizados como qualquer outro profissional liberal ou da iniciativa privada. “Os servidores públicos são essenciais para o crescimento do Estado, são eles que executam os projetos do governo, ou seja, é uma peça fundamental para o crescimento do Estado”, afirma Manoel Pereira de Miranda.

Infelizmente, hoje, no Estado do Tocantins, os servidores tem pouco o que comemorar nesta data, razões explicadas pelas últimas medidas do Governo. Dentre elas o congelamento das progressões por 24 meses, suspensão do Plansaúde, o não pagamento do percentual total de 5,0747% da data-base.

Mas, as contradições das promessas que pregam os representantes do governo durante período eleitoral para conquistar voto do funcionalismo público não param por aí. O grande gargalo do sistema previdenciário do Tocantins ainda sem solução, patrimônio público em desordem total, devido a má gestão dos recursos do instituto.

Toda essa realidade vem gerando grandes desgastes e transtornos na vida dos servidores, causando desmotivação à categoria que não consegue mais dar crédito para esta gestão estadual.

Com seus direitos reprimidos e sem a aplicação correta do reajuste salarial, é tirado do servidor o poder de compra, o custeio dos momentos de lazer com a família e muitas vezes o custeio da formação profissional dos filhos, sem falar da prevenção e recuperação da saúde, quando necessário.

Contudo isso, a direção do sindicato persistentemente tenta amenizar todo esse desânimo nos profissionais, utilizando de todos os meios necessários e viáveis para garantir os direitos e motivá-los para o exercício da profissão servidor público.

“E vamos continuar na luta, comungamos da ideia de que é respeitando os direitos dos servidores, proporcionando boas condições de trabalho que eles se sentirão motivados para dispor os seus serviços no cumprimento da sua missão como servidor público e continuar contribuindo para o “melhor” da sociedade tocantinense”, diz Manoel Miranda.

Além do mais, a entidade disponibiliza uma infraestrutura nas regionais para auxiliá-los com os serviços de hospedagens, assuntos administrativos, jurídicos e áreas de lazer. Tudo isso para proporcionar uma qualidade de vida aos profissionais do quadro da secretaria estadual e municipais da saúde.

A diretoria da entidade informa ainda que, em modo diário, está disposta a lutar pela defesa e garantia dos direitos da categoria, como também pela manutenção dos já conquistados como as 30 horas semanais, o Plano de Cargo Carreira e Remuneração, e outros.

Parabéns Servidor! Juntos somos mais fortes.