SINTRAS BUSCA APOIO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E REÚNE COM A BASE PARA DISCUTIR ESTRATÉGIAS PELA NÃO APROVAÇÃO DA MP Nº 2

15/02/2019 20/02/2019 19:08 77 visualizações
[caption id="attachment_3926" align="alignright" width="300"]Vice-presidente do Sintras,  Neirton José de Almeida, expôs a pauta ao presidente da CCJ, o deputado Ricardo Ayres (PSB) pedindo apoio pela não Aprovação da MP[/caption] Em busca da NÃO aprovação da Medida Provisória nº 2, de 1º de fevereiro de 2019, na Assembleia legislativa do Tocantins (AL), durante toda esta semana, o SINTRAS tentou diálogo com o governo do Estado, buscou apoio dos deputados estaduais e unido com outras entidades de classe discutiu estratégias de ação caso o Governo persistir na aplicação desta MP.   A matéria da Medida Provisória, que suspende reajustes e progressões dos servidores públicos por 30 meses, foi lida na sessão na AL de terça-feira, 12, e encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis.   Em seguida, as entidades procuraram o presidente da CCJ, o deputado Ricardo Ayres (PSB), e na ocasião o vice-presidente do SINTRAS, Neirton de Araújo Almeida, evocou a pauta pedindo ao parlamentar o apoio pela devolução da matéria ao poder executivo e não aprovação da MP.   Além dessas ações, a diretoria do sindicato reuniu com sua base em Gurupi no dia 11/02/19, Palmas dia 12/02/19 e Araguaina dia 13/02/19, para ouvir seus filiados, discutir, esclarecer e definir juntamente com os profissionais estratégias para que o Governo se sensibilize com as reivindicações da categoria.   Conforme o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o sentimento da base é de muita indignação e preocupação. “Esta medida atingiu os profissionais provocando revolta e mobilização para paralisações e possivelmente greve caso o Governo ignore as pontuações dos servidores públicos da saúde em relação a aplicação desta MP.   Na AL   Juntamente com as outras entidades de classe, que representam os servidores públicos do Estado, o SINTRAS conseguiu diálogo com o presidente da AL, Antônio Poincaré Andrade Filho (PHS), as deputadas estaduais Cláudia Lélis (PV) e Vanda Monteiro (PSL). Também pediram apoio aos deputados Nilton Franco (PMDB), Júnior Geo (PROS), Ricardo Ayres(PSB) e Valderez Castelo Branco (PP).     Está certo que na próxima semana, os sindicatos voltam na AL para buscar apoio dos outros parlamentares.   Todos os deputados estaduais do TO receberam na última segunda-feira, 11, um ofício solicitando aos parlamentares que devolva a matéria ao poder executivo para o Governo abrir diálogo com os sindicatos através de uma Câmara Técnica Setorial para discutir amplamente medidas e soluções para a situação financeira do Estado.   No documento foi evocado aos parlamentares um apoio na provocação de um diálogo com o Governo do Estado para discutir medidas enérgicas para contribuir na recuperação financeira do Estado sem atingir os direitos já conquistados em lei dos servidores públicos do Tocantins.   Ações conjunta   Sobre as ações conjuntas das entidades de classe, acontecerá na próxima semana, uma reunião onde serão avaliadas as ações realizadas até o momento para otimizar o que ainda é necessário fazer para garantir os direitos do servidores públicos.   Paralelo a isso, o SINTRAS reúne com sua diretoria e assessoria jurídica para também avaliar e deliberar ações, conforme o que os seus servidores filiados respaldaram nas reuniões descentralizadas e o que dita a lei.