Sintras exige do governo uma alimentação que traz qualidade de vida laboral aos servidores públicos da saúde

27/02/2019 01/03/2019 11:08 90 visualizações

Através de um ofício protocolado nesta quarta-feira, 27, o SINTRAS aponta para o Estado a responsabilidade de garantir uma alimentação digna aos servidores públicos da saúde, que laboram em regime de plantão nas unidades hospitalares.

Conforme relatos, a direção do sindicato percebe que o Estado volta a fornecer uma alimentação com ausência de nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico dos servidores públicos plantonistas.

Já foram inúmeras as reclamações como refeição regada para alguns deixando de exercer a isonomia entre os servidores, ausência de qualidade nos pratos servidos e refeição em pouca quantidade.

Outro ponto levantando pela categoria é que os profissionais são proibidos de ausentar dos seus plantões para buscar uma alimentação condizente com a sua necessidade física, em virtude de estarem no plantão e sofrerem penalidades.

Ou seja, o Estado não fornece refeição de qualidade, e os servidores inclusos no regime de plantão ininterruptos não podem sair da unidade de saúde para se alimentar.

É de conhecimento da gestão que os profissionais necessitam estar bem alimentados para estarem dispostos fisicamente, mentalmente e psicologicamente para se dispor a um atendimento eficaz aos pacientes nas unidades de saúde, é o que afirma a direção do SINTRAS.

E este é um assunto que por diversas vezes, o sindicato já procurou os gestores da secretaria de saúde e anunciou ao próprio governo do Estado. Como o problema continua a existir, é preciso que o Estado faça gestão solucionando de vez a questão.

“O que falta é uma administração regada com competência e planejamento de forma eficaz, voltada para valorização do servidor. O profissional bem alimentado produz muito mais e realiza atendimentos que valorizam os pacientes conforme suas necessidades.

No documento é solicitado pela entidade uma reunião em tempo hábil para discutir a pauta.