SINTRAS - TO

Baseado na Constituição Federal e Lei específica, SINTRAS cobra do Governo Data-base 2019 com índice de 5,0747% para servidores públicos da saúde

14/05/2019 14/05/2019 22:27 281 visualizações
Representantes sindicais frente ao Palácio Araguaia com documento protocolado

O Sintras protocolou, hoje, 14, juntamente com outras entidades de classe, documento que cobra do Governo o reajuste anual (data-base), e que sua implementação seja feita ainda neste mês de maio, com índice de 5,0747% para os servidores públicos ativos e inativos do Estado do Tocantins.

As entidades destacam no documento que o direito do reajuste (Data-base) está garantido na Constituição Federal em seu artigo 37, inciso X, e na Constituição Estadual artigo 9º, inciso X. Também o Estatuto dos Servidores Públicos do Tocantins, a Lei 1818/2007, artigo 218, garante o reajuste a categoria.

A data-base dos servidores estaduais é fixada em 1º de maio conforme lei 2.708/2013 e é estabelecido na legislação 3.405/2019, no artigo 40, onde o Estado deve prevê o reajuste nas diretrizes orçamentárias para o exercício do respectivo ano.

Os sindicatos ainda pontua que mesmo que o Estado tenha suspendido reajustes  e progressões dos servidores públicos, através da Medida Provisória nº 2, por 24 meses, o Governo assegura que a implementação da data-base 2019 está garantida pela lei de nº 3.462/2019.

De acordo com o presidente do SINTRAS, Manoel Pereira de Miranda, a data-base é uma conquista dos servidores públicos assegurados por lei. “Estamos cobrando direito que os servidores da saúde conquistou há anos e tudo está em Lei, Por isso esperamos que o governo seja justo e respeite a categoria com a implementação da data-base, e não protele mais os direitos do servidores onerando prejuízos a classe", disse.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...