SINTRAS - TO

Sintras cobra do governo a implementação e pagamentos dos retroativos da insalubridade

22/08/2019 22/08/2019 02:15 213 visualizações

Sintras cobrou nesta quarta-feira, 21, a implementação e o pagamento dos retroativos da insalubridade para os servidores profissionais que laboram nas unidades de saúde do Estado.

Essa reivindicação vem após a concessão do direito publicada em edição do Diário Oficial do Estado (DOE), resultado de vários tentativas da direção do sindicato em preservar e garantir o direito da categoria.

Conforme as portarias SES/SGPES/DGP/GFPC de nº 002, 004, 005, 007 publicadas no DOE de nº 5.357, do dia 14 de maio de 2019, após análise foi permitido correção do grau de indenização pecuniária da insalubridade, outros casos manteve e ainda concede o direito conquistado pelos profissionais da saúde.

De acordo com o presidente do SINTRAS, o Governo reconhece e se compromete de fato o pagamento do direito a categoria com as publicações no diário oficial.

“É o que estamos cobrando do governo, conforme o que diz a legislação, a indenização pecuniária para os servidores que laboram em locais insalubre, que diretamente ficam expostos a agentes nocivos à saúde, como agentes químicos e biológicos, radiações, vibrações, frio, umidade, exposição de calor e outros. Riscos que podem comprometer a saúde do trabalhador”, afirma o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Ele pontua ainda que mesmo com todas as dificuldades que o Estado passa, é possível amenizar a situação caótica que vivem estes servidores. Pagando os seus direitos é fazer um ato de justiça.

Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...


Presidente do Sintras participa de reunião do GT de Monitoramento e Avaliação da MNNP-SUS em Brasília

Grupos debateram pautas estratégicas para fortalecer o SUS, como as relações de trabalho e promoção a valorização do...


Presidente do Sintras manifesta preocupação com anúncio de “crise na Saúde” e alerta: terceirização e cortes não são solução

Sindicato defende concurso público, manutenção dos direitos dos servidores e reforça posicionamento contra a precari...