Presidente Manoel participa de audiência pública sobre EAD na saúde e afirma ser contra o método

28/08/2019 28/08/2019 10:56 61 visualizações

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda participou nesta terça-feira, 27, juntamente com diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde - CNTS, na Câmara dos Deputados em Brasília, de uma audiência que discutia sobre a expansão da oferta de cursos na modalidade Ensino a distância – EAD na saúde.

Na ocasião ocorreram intensos debates destacando se essa modalidade de ensino na área da saúde atende os requisitos para uma formação e qualificação eficiente para o exercício das profissões.

Conforme Manoel Miranda é questionável a modalidade e preocupante, pois a falta de contato com a prática na área da saúde desde o início inviabiliza a formação de um bom profissional para lidar com pacientes em várias áreas.

Como no caso do enfermeiro, que é profissional de administração hospitalar, poderá deixar fluir a sua formação sem a presencialidade diante do paciente? Também o farmacêutico, que manipula e dispensa medicamentos, trata de toxicologia, de bromatologia, especialidades profundamente laboratoriais, vai realizar essas tarefas em um ensino a distância?

Assim ele diz que o SINTRAS não compartilha com a ideia de cursos a distância na área da saúde. “Somos contra porquê é inviável uma formação com qualidade. A modalidade não atende as exigências para que o profissional da saúde saia com segurança para exercer a profissão. Na saúde trabalha-se com gente, com a população”, diz ele.

Ele informa que a audiência foi positiva e saiu confiando que o projeto que está na Comissão de Seguridade e Família, que proíbe a criação de cursos EAD na saúde seja aprovado pela Câmara Federal.

E que a educação a distância é plausível nas áreas que são compatíveis com essa modalidade. Na saúde é diferente. “O corpo humano não é uma máquina inanimada, insensível e muito menos seres sem Inteligência”, acrescenta Miranda.