SINTRAS - TO

Governo publica Portaria que regulamenta carga horária de servidores e o funcionamento das unidades de saúde do Estado

29/08/2019 29/08/2019 11:00 536 visualizações

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 28, traz a publicação da Portaria de nº 479/2019/SES/GASEC, de 26 de agosto de 2019, que regulamenta e disciplina os critérios do cumprimento da jornada básica e especial de trabalho, e ainda estabelece o horário de funcionamento das unidades de saúde do Estado.

Esta Portaria regulamenta as normas estabelecidas na Lei de nº 3.490, de 1º de agosto de 2019.

A direção do Sintras comemora a conquista, pois a publicação é resultado de muita luta em prol da regulamentação de uma carga horária justa para os servidores da saúde, após várias discussões, audiência pública, reuniões com gestores estaduais e busca de apoio sem cessar de parlamentares na Assembleia Legislativa do Tocantins.

De acordo com a presidência do sindicato é um ciclo que se fecha com sabor de vitória. Uma luta que iniciou com a Portaria de nº 247, de 13 de abril de 2018, conhecida como “Portaria da maldade”. Ação do governo que desapontou a categoria com tamanha falta de consideração e respeito.

Com as cobranças do sindicato a “Portaria da Maldade nº 247” foi revogada.  E com a publicação da lei de 3.490, os servidores terão uma carga horária mais justa e que atende os anseios da categoria. Lei agora regulamentada.

“Estamos com sentimento de gratidão a todos os que se empenharam para chegarmos nesse resultado, pois, beneficiará os servidores com uma vida de maior qualidade”, destaca o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Ganhos com intervenção do sindicato

Ao longo das negociações com os gestores estaduais, o SINTRAS apontou as necessidades dos servidores em prol de qualidade de vida e um atendimento eficaz para a população convencendo o Governo a fazer ajustes em sua proposta.

Entre eles está a aplicação da carga horária de acordo com o mês vigente, com a redução de 15 para 13 plantões, sendo para 30h/semanal o servidor deve laborar nove, dez ou onze plantões.

Outro ganho é o destravamento das escalas onde antes o trabalhador era proibido trocar plantões, a Portaria concede o direito de troca de até 3 plantões respeitando o regulamento.

A Portaria 479 também dar direito aos servidores plantonistas o cumprimento da carga horária de 24 horas. Antes era permitido somente plantões de 6 e 12 horas.  

Outra conquista do SINTRAS é a flexibilização na definição do intervalo interjornadas, onde o servidor tem direito ao descanso conforme a carga horária do plantão laborado. Antes só era permitido descanso de 24 horas entre os plantões.

Assistentes Sociais com 30h

Durante as negociações, o sindicato também conquistou em março deste ano a regulamentação da carga horária de 30h para os Assistentes Sociais servidores do Estado. O direito além de constar no artigo 23, da Lei 2.670/2012, e atendendo à solicitação da direção do sindicato, o Governo do Estado reconheceu editando na Medida Provisória de nº 5.

Segundo o presidente Manoel Miranda estes profissionais cumprirão 30h em qualquer unidade ou setor que estiveram lotados. O direito também é assegurado pela Lei Federal de nº 12.317, de 26 de agosto de 2010.

Além dos Assistentes Sociais, já eram contemplados com a carga horária de 30h, conforme a Lei 2.670/2012 os Biólogos em Saúde; Biomédico; Enfermeiro; Farmacêutico; Farmacêutico-bioquímico; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; Técnico em Laboratório; Auxiliar em Laboratório; Técnico em Enfermagem; Auxiliar em Enfermagem; Fisioterapeuta; e Terapeuta Ocupacional.

Mesa de Negociação

O governo suspendeu a Mesa de Negociação do SUS com a publicação no Diário Oficial do Estado do dia 28 de junho de 2019, justificando que a mesa seria reestruturada.  

Mas, segundo o presidente Manoel a suspensão da mesa não afronta a luta pelos direitos da categoria. “Concordamos sim com a republicação da Mesa num novo formato paritário e democrático”.

Ele acrescenta “Precisamos também estar junto com o governo para discutir de forma paritária e democrática a formatação das escalas para que a definição não seja diferente do que está na Lei 3.490”, afirma Miranda.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...