SINTRAS - TO

Sintras não aceita jogo político com direito de servidor e não abre mão do percentual de 5,074% para data-base

21/09/2019 21/09/2019 12:31 220 visualizações

O SINTRAS discorda da proposta apresentada pelo Governo de conceder somente 1% da data-base aos servidores públicos de todos os Poderes e Órgãos do Estado.

Esta foi a proposta que Mauro Carlesse anunciou na última quinta-feira, 19, durante reunião a portas fechadas no Palácio Araguaia, mas que não teve nenhum consentimento dos representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria e Ministério Público estadual, e nem dos deputados estaduais, conforme noticiado pela mídia.

O presidente do Sintras frisa que o direito dos servidores da saúde não é objeto para ser utilizado em jogo político, fato que aconteceu na última campanha do governador Mauro Carlesse. “Ele concedeu duas datas-base sem nenhuma desculpa de dificuldade financeira, e detalhe, antes das eleições de outubro. Ou seja, ele fez como cunho eleitoral”, afirma Manoel Pereira de Miranda.

Ele destaca que o sindicato jamais aceitará um percentual menor do previsto pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado este ano um índice de 5,074%. Como o governo já concedeu 0,75% de reajuste, a entidade cobra os 4,32% restantes.  

Para o sindicato, agora mais do que nunca, o governo alcançou   condições de pagar o direito dos servidores, pois ele mesmo anunciou que o Estado enquadrou na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Conforme o presidente do SINTRAS, a entidade vai observar os atos do Governo. “Vamos acompanhar as tentativas do Governo de querer burlar os direitos dos servidores. Já apresentamos nossa proposta, até parcelamos.  O Governo tem que reconhecer a flexibilidade e a contribuição que os servidores dispuseram ao Estado, facilitando o pagamento do direito que é garantido em lei”, ratifica Manoel Miranda.

Ainda segundo o presidente, a entidade aguarda resposta do ofício emitido ao Governo, protocolado na última segunda-feira, 16, que contém a proposta de pagamento da data-base para a categoria. “Estamos aguardando o retorno, convite a diretoria para uma reunião, o que seja, mas queremos discutir, entrar em consenso, mas que a decisão final confirme o restante do reajuste anual completo dos servidores conforme determinado pelo INPC”, diz ele.

Proposta

O SINTRAS requer no documento o pagamento data-base 2019 em três parcelas, mas, dentro do exercício de 2019. Considerando a primeira os 0,75% já pagos pelo Governo. A segunda etapa com o índice de 2,14626% a partir de setembro. E a terceira e última de 2,10116%, a partir de novembro.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...