Diretoria discute demandas dos servidores da saúde e anuncia publicação de cartilha sobre assédio moral

23/09/2019 23/09/2019 17:21 53 visualizações

A diretoria executiva e delegados regionais do Sintras discutiu na última sexta-feira, 20, assuntos administrativos e demandas apresentadas pelos servidores, que apontaram ocorrências dentro das unidades de saúde desfavorecendo o trabalho dos profissionais da área. Reunião aconteceu logo após a Assembleia Geral Ordinária que aprovou as contas do exercício 2018 da entidade.

O presidente do SINTRAS colocou em discussão a Lei n° 3.490, de 1° de agosto de 2019; que institui a jornada de trabalho especial nas unidades de saúde.

Também foi pautada a Lei de n° 3.462, de 25 de abril de 2019, que suspende reajustes e progressões dos servidores estaduais. Neste assunto o presidente destacou a conquista do SINTRAS referente as progressões dos servidores inativos e ativos. “Mesmo com a suspensão dos direitos dos servidores no período de 24 meses, a direção do sindicato pleiteou junto ao Governo para não incluir os servidores aposentados no ato do governo. E foi com muitas discussões com membros da gestão estadual que alcançamos essa vitória”, afirma Manoel Miranda.

Ele informa que as progressões serão processadas, conforme reivindicou o SINTRAS-TO baseado na Lei nº 1.614,de 04 de outubro de 2005 e no inciso XIV do artigo 6º da Lei Federal nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, para os servidores que adquiriram sua aposentadoria conforme as regras vigentes, como também para os servidores ativos portadores de doenças graves, contagiosas, incuráveis ou incapacitados para permanecerem na vida laboral.

Assuntos administrativos também foram pautados na ocasião. Presidente Manoel informa que o sindicato continua fazendo adequações no sindicato para acompanhar as mudanças no setor sindical como o fim da contribuição sindical.

Além disso, ele também apresentou os projetos das sedes regionais que serão construídas e informou ainda sobre o andamento da obra da sede regional de Araguaina.

Assédio Moral

Outro assunto abordado pelo presidente da entidade é publicação da cartilha que tem como objetivo orientar os profissionais da saúde quais situações que vem a ser um assédio moral e como se defender.

De acordo com a presidência a assessoria jurídica está quase finalizando a edição que contará com conteúdos compartilhados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde.

Demandas gerais

Para o presidente há necessidade novamente de visitar a direção dos hospitais, pois, o sindicato registra reclamações de retirada do lanche da tarde, perseguição e problemas nas escalas.

“Segurança nos hospitais, condições de trabalho, alimentação de qualidade e quantidade, regulamentação e espaço digno para o repouso dos profissionais são pautas constantes que o sindicato tem buscado junto aos gestores estaduais pertinentes a área, e também com a direção das unidades de saúde”, ressalta Manoel Miranda.

Conforme o presidente as nossas discussões tem como objetivo melhorar as ações da entidade em prol da defesa dos direitos dos filiados. “É louvável as discussões com a participação dos delegados das regionais para otimizar nossas propostas a serem apresentadas ao Governo e, que sejam alinhadas de acordo com a necessidade dos profissionais da saúde”, enfatiza Manoel Pereira de Miranda.

Segundo ele a participação dos delegados é importante por vivenciaram de perto as dificuldades e ocorrências dentro das unidades de saúde pelos servidores filiados.