Sintras lamenta morte do presidente da CNTS e diz que Lião deixa um grande legado na defesa da classe

03/11/2020 03/11/2020 18:04 53 visualizações
José Lião foi agraciado em agosto deste ano com o Título de Presidente Emérito da CNTS. Arquivo CNTS

O SINTRAS-TO lamenta profundamente a morte do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, José Lião de Almeida, 89 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 2, em São Paulo, de mortes naturais.

Lião presidiu a CNTS por 28 anos e deixou o cargo devido a problemas de saúde. Em agosto deste ano, ele recebeu o Título de Presidente Emérito da CNTS, conforme consta no artigo 117 do Estatuto Social da entidade.

Para Manoel Pereira de Miranda é uma grande perda. Lião foi um dos idealizadores da confederação que defende os direitos dos trabalhadores da saúde de todo o país. “Ele deixa um legado extenso na história da CNTS registrado nas batalhas pelas conquistas de direito dos trabalhadores da saúde junto aos representantes dos poderes judiciário, executivo e legislativo e em união com as demais entidades representantes dos trabalhadores com objetivo de fortalecer os movimentos sindicais de todo o Brasil”.

O SINTRAS-TO emite condolências e conforto aos corações dos familiares, amigos e a toda classe trabalhadora pela perda deste desbravador. Que o Senhor Celeste o receba para a vida eterna.

Nota de pesar da equipe da CNTS na íntegra:

Com profunda tristeza e lamento a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS comunica o falecimento de um dos seus dirigentes mais ilustres, fundador e presidente emérito, José Lião de Almeida, aos 89 anos. O falecimento ocorreu nesta segunda-feira, 2, em São Paulo, de causas naturais. Sindicalista, auxiliar de enfermagem e advogado, Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores.

A história de Lião sempre foi de luta em defesa dos direitos da categoria da saúde, buscando avanços na legislação trabalhista. Por conta do comprometido com o projeto de transformação social do país, articulou e criou a CNTS. A criação da Confederação foi o primeiro e grande passo para a defesa intransigente dos serviços públicos de saúde e dos direitos sociais e trabalhistas da categoria.

Como presidente da Confederação, a atuação de José Lião de Almeida construiu novos e melhores dias para a categoria, especialmente na representação junto a instâncias de debate e propositivas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na integração, com demais entidades de trabalhadores, visando fortalecer a organização sindical do país. Sob sua gestão, a CNTS se consolidou, seguindo princípios determinantes no sentido de bem representar os trabalhadores da saúde e, também, na qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade brasileira, essencialmente à grande maioria da população, usuária do Sistema Único de Saúde – SUS.

Lião sempre foi reconhecido pelos seus pares como batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, pelas propostas de inclusão implantadas e pela preocupação com a educação em geral, a formação e qualificação dos trabalhadores. José Lião foi presidente da CNTS por 28 anos e deixou o cargo devido a problemas de saúde. Em agosto deste ano, ele foi agraciado pela diretoria efetiva da Confederação com o Título de Presidente Emérito da CNTS, de acordo com as disposições contidas no artigo 117 do Estatuto Social.

O alagoano José Lião de Almeida, entre tantas atribuições e sempre voltado para os mais necessitados exerceu, ainda, a presidência do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo – SinSaudeSP.

O presidente Lião nos deixa também um repertório de muitas histórias que certamente continuarão a ecoar através de muitas outras vozes no presente e futuro de nossa categoria. Força, conforto e afeto aos familiares, amigos e colegas neste momento de tristeza por essa grande perda. José Lião de Almeida, presente!

Fonte: https://cnts.org.br/