SINTRAS - TO

Sintras lamenta morte do presidente da CNTS e diz que Lião deixa um grande legado na defesa da classe

03/11/2020 03/11/2020 18:04 183 visualizações
José Lião foi agraciado em agosto deste ano com o Título de Presidente Emérito da CNTS. Arquivo CNTS

O SINTRAS-TO lamenta profundamente a morte do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, José Lião de Almeida, 89 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 2, em São Paulo, de mortes naturais.

Lião presidiu a CNTS por 28 anos e deixou o cargo devido a problemas de saúde. Em agosto deste ano, ele recebeu o Título de Presidente Emérito da CNTS, conforme consta no artigo 117 do Estatuto Social da entidade.

Para Manoel Pereira de Miranda é uma grande perda. Lião foi um dos idealizadores da confederação que defende os direitos dos trabalhadores da saúde de todo o país. “Ele deixa um legado extenso na história da CNTS registrado nas batalhas pelas conquistas de direito dos trabalhadores da saúde junto aos representantes dos poderes judiciário, executivo e legislativo e em união com as demais entidades representantes dos trabalhadores com objetivo de fortalecer os movimentos sindicais de todo o Brasil”.

O SINTRAS-TO emite condolências e conforto aos corações dos familiares, amigos e a toda classe trabalhadora pela perda deste desbravador. Que o Senhor Celeste o receba para a vida eterna.

Nota de pesar da equipe da CNTS na íntegra:

Com profunda tristeza e lamento a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS comunica o falecimento de um dos seus dirigentes mais ilustres, fundador e presidente emérito, José Lião de Almeida, aos 89 anos. O falecimento ocorreu nesta segunda-feira, 2, em São Paulo, de causas naturais. Sindicalista, auxiliar de enfermagem e advogado, Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores.

A história de Lião sempre foi de luta em defesa dos direitos da categoria da saúde, buscando avanços na legislação trabalhista. Por conta do comprometido com o projeto de transformação social do país, articulou e criou a CNTS. A criação da Confederação foi o primeiro e grande passo para a defesa intransigente dos serviços públicos de saúde e dos direitos sociais e trabalhistas da categoria.

Como presidente da Confederação, a atuação de José Lião de Almeida construiu novos e melhores dias para a categoria, especialmente na representação junto a instâncias de debate e propositivas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na integração, com demais entidades de trabalhadores, visando fortalecer a organização sindical do país. Sob sua gestão, a CNTS se consolidou, seguindo princípios determinantes no sentido de bem representar os trabalhadores da saúde e, também, na qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade brasileira, essencialmente à grande maioria da população, usuária do Sistema Único de Saúde – SUS.

Lião sempre foi reconhecido pelos seus pares como batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, pelas propostas de inclusão implantadas e pela preocupação com a educação em geral, a formação e qualificação dos trabalhadores. José Lião foi presidente da CNTS por 28 anos e deixou o cargo devido a problemas de saúde. Em agosto deste ano, ele foi agraciado pela diretoria efetiva da Confederação com o Título de Presidente Emérito da CNTS, de acordo com as disposições contidas no artigo 117 do Estatuto Social.

O alagoano José Lião de Almeida, entre tantas atribuições e sempre voltado para os mais necessitados exerceu, ainda, a presidência do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo – SinSaudeSP.

O presidente Lião nos deixa também um repertório de muitas histórias que certamente continuarão a ecoar através de muitas outras vozes no presente e futuro de nossa categoria. Força, conforto e afeto aos familiares, amigos e colegas neste momento de tristeza por essa grande perda. José Lião de Almeida, presente!

Fonte: https://cnts.org.br/

Sintras alerta aposentados e pensionistas sobre risco de suspensão de benefícios por falta da Prova de Vida

Sindicato orienta servidores da Saúde a regularizarem a situação o quanto antes


Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...