Antes de discutir aumento da alíquota, Governo tem é que pagar dívida no Igeprev, diz SINTRAS-TO

16/12/2020 16/12/2020 16:08 63 visualizações
Pres. Manoel Miranda durante audiência Foto: Aline Sêne

Durante audiência pública nesta quarta-feira, 16, na Assembleia Legislativa, o presidente do SINTRAS defendeu que antes de discutir aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos do Tocantins, o Governo deve se preocupar em sanar a dívida existente com o IGEPREV-TO.

Nas discussões o governo trata conforme MP de nº 19, de 28 de julho deste ano, do aumento de 11% para 14% a alíquota para os servidores de todos os poderes do Estado durante audiência que ocorreu na Comissão de Defesa do Consumidor presidida pelo deputado Elenil da Penha e com a participação do presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

O presidente do sindicato não concorda com esse aumento injusto e enfatiza que o governo estadual tem deixado de cumprir com vários direitos do funcionalismo público tornando os servidores reféns das suas artimanhas.

“Sou totalmente contra, não é porque o governo federal aprovou a lei que o Estado já vai executando. Por quê a gestão estadual não aplica o bom senso e paga a dívida no instituto e concede aos servidores tudo que é pertinente ao funcionalismo público como as progressões, data-base, retroativos, dentre outros direitos? Isso ele não se apressa em discutir a aplicação, e sim em tirar mais ainda do servidor”, destaca Manoel Pereira de Miranda.

Esse aumento que vai refletir muito no orçamento de cada funcionário público, é como se o servidor fosse culpado da situação crítica financeira que se encontra o Estado, como tem propagado o próprio governo, alegando a inexistência de orçamento para quitar as dívidas contraídas pela má gestão estadual.

Além do SINTRA-TO também estavam presentes vários sindicatos representantes dos servidores públicos.