Sintras-TO alerta profissionais da saúde quanto as medidas de proteção para evitar contágio de doenças infectocontagiosas

10/04/2020 09/04/2020 22:24 48 visualizações

O SINTRAS-TO atento com a saúde dos profissionais faz alerta aos trabalhadores e servidores da saúde para utilizar todos os meios necessários e disponíveis para se protegerem contra as doenças infectocontagiosas, principalmente diante da disseminação do COVID-19.

Conforme o sindicato já foi solicitado a SES informações sobre os equipamentos de proteção visando dar uma satisfação aos profissionais para se ater as condições fornecidas pelo órgão e se organizar com os cuidados pessoais.

É visível que os profissionais da saúde são canais (através do seu trabalho) para a recuperação de pacientes com enfermidades que procuram as unidades de saúde. Em vista disso, são guerreiros em se dispor para enfrentar as doenças infectocontagiosas, no atual cenário,  colocando suas vidas mais uma vez em risco para enfrentar o COVID-19.

Mas o SINTRAS vem orientando que os trabalhadores devem estar atentos as recomendações de prevenção e ao uso dos EPI’s principalmente nos setores de maior risco de contaminação. De forma geral devem ser usadas as máscaras cirúrgicas, capote, luvas, proteção ocular (óculos), gorro, avental, botas ou sapatos fechados, uso constante do álcool em gel e papel toalha.

Além disso devem procurar manter distância no mínimo de 1 metro e no caso de motoristas o ideal é manter a ventilação natural no interior do veículo com as janelas abertas.

Também é importante não esquecer de observar a qualidade e eficácia do material dos EPI’s como das luvas e máscaras (estas são indicadas as máscaras N95 ou PFF2 para ambientes com alto risco como nas salas de aerossóis).

A entidade tendo conhecimento do memorando circular nº 43/2020/SES/SUHP, continua solicitando aos trabalhadores em saúde do Tocantins que comunicam ao sindicato qualquer situação de risco que forem expostos pela falta de compromisso do governo em disponibilizar os equipamentos de proteção individual de qualidade e em quantidade suficiente. Caso for necessário o SINTRAS-TO irá acionar o Ministério Público para intervir na questão.