SINTRAS - TO

Ministro Lewandowshi reconhece a importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores

07/04/2020 07/04/2020 11:11 175 visualizações

Foi nesta terça-feira, 7 de abril, que o Ministro Ricardo Lewandowshi do STF (Supremo Tribunal Federal) contrapôs a Medida Provisória nº 936, de 1° de abril de 2020, editada pelo governo federal, determinando que os acordos individuais de redução de jornada e salário devem ser comunicados previamente aos sindicatos para que decidem se irão conduzir ou não o processo trabalhista através da negociação coletiva.

Segundo o ministro sua decisão é para preservar os direitos dos trabalhadores e evitar retrocessos nos ganhos trabalhistas da classe, retirando da MP 936 os pontos que afronta a Constituição Federal.

A medida do ministro foi motivada pela contestação do Partido Rede Sustentabilidade que ajuizou no STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6363) que foi contrária a dispositivos da MP 936, na qual o partido pede a suspensão da redução dos salários e dos contratos de trabalhos mediante acordo individual.

Para o presidente do Sintras, isso é um ganho para os trabalhadores no atual cenário em que vive o país. “Desde a publicação da MP 936, os direitos da classe trabalhadora ficaram à mercê do governo, que ao determinar medida de emergência foi incluída nas primeiras determinações a retirada de direito dos trabalhadores. A redução de salário levaria a um desequilíbrio econômico e social dos trabalhadores e suas famílias”, destaca Manoel Pereira de Miranda.

Ele diz ainda que reconhece a importância da decisão do ministro e o retorno das mediações trabalhistas com a intervenção dos sindicatos promove o amparo e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Confira no Link a Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.363 DISTRITO FEDERAL.

Confira a constestação do Partido Rede Sustentabilidade no link do site do Senado Federal.

Sintras alerta aposentados e pensionistas sobre risco de suspensão de benefícios por falta da Prova de Vida

Sindicato orienta servidores da Saúde a regularizarem a situação o quanto antes


Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...