SINTRAS - TO

Em audiência Pública presidente do SINTRAS afirmou que não aceita redução de membros nos Conselhos no Igeprev

16/06/2020 16/06/2020 20:59 163 visualizações

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa realizada na manhã desta terça-feira, 16, o presidente do SINTRAS defende alteração e reformulação da estrutura do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV, mas sem redução dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Manoel Pereira de Miranda ratificou que muitas das alterações foram solicitadas há três anos pelo sindicato propondo uma restruturação do Igeprev com paridade dos membros que compõem o Conselho.

Para reformulação da estrutura do órgão também foi proposto pelo sindicato que os membros dos Conselhos fossem servidores de carreira com o objetivo de garantir melhor administração do patrimônio público e facilidade de localização e aplicação de medidas de punição de responsáveis, caso haja ações fraudulentas e administrativas no instituto.

Estas reivindicações foram motivadas principalmente pelas aplicações irregulares no órgão levando um prejuízo de mais de um bilhão de reais nos cofres do patrimônio público. E ainda hoje o Estado do Tocantins, mesmo após parcelar o débito soma pendências nos repasses ao Igeprev.

O presidente destaca que foi membro do Conselho de Administração em duas gestões e na época não tinha representantes de todos os poderes na composição do Conselho. Só após solicitar o aumento incluindo representantes de todas as classes de servidores públicos que foi possível descobri o rombo nas aplicações.

E a Medida Provisória de nº 6 traz uma restruturação contemplando as reivindicações do sindicato, mas contrariando com redução dos membros do Conselho. A MP tem como relator o deputado Júnior Geo que em sua proposta restabelece o número de membros nos Conselhos.

"Muitas das mudanças trazidas pela MP nº 6 já foram solicitadas há anos pelos representantes dos servidores públicos, mas um ponto que não podemos aceitar é a redução do número de membros nos conselhos, pois deixa de fora servidores dos outros poderes, que poderão participar apenas como suplentes”, pontua o presidente Manoel afirmando a importância da participação dos membros mesmo como suplentes.

Sintras alerta aposentados e pensionistas sobre risco de suspensão de benefícios por falta da Prova de Vida

Sindicato orienta servidores da Saúde a regularizarem a situação o quanto antes


Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...