Sintras reúne com Secretário Edgar Toline e reivindica gratificações e EPI’s aos servidores durante pandemia dentro dos hospitais

09/06/2020 09/06/2020 09:22 50 visualizações

Sintras tratou nesta segunda-feira, 08, com a Secretaria Estadual de Saúde, sobre gratificações, EPI’S, testagem a Covid-19 e outras demandas buscando garantir os direitos aos servidores que laboram nas unidades hospitalares do Estado.

Após as tratativas com a secretaria de saúde do Estado, o presidente do Sintras informa que aguarda a SES atender as reivindicações garantindo aos profissionais segurança e valorização solucionando as demandas levantadas durante a reunião.

Gratificação Extraordinária

A primeira tratativa com o Secretário de Saúde, Luís Edgar Leão Toline, foi reivindicar que a Medida Provisória de nº 15 abrange todos os profissionais que estão envolvidos nos atendimentos clínicos e logísticos dando direito receber a gratificação extraordinária de combate a Covid-19.

O gestor informou que por falta de recursos suficientes foi definido conceder a gratificação somente aos profissionais ligados diretamente no combate ao coronavírus, mas que irá garantir que todos os profissionais que estão na linha  de frente destes atendimentos sejam contemplados com a gratificação.

“O SINTRAS-TO solicita que a MP não restringe o pagamento dessa gratificação somente aos profissionais da linha de frente, mas que sejam contemplados pela MP também os que estão fazendo nos atendimentos clínicos e logísticos aos pacientes acometidos pela Covid-19”, diz Manoel Miranda.

Número de Plantões

Quanto a alteração da Lei de nº 3.490/2019 que já foi solicitado pelo SINTRAS-TO a Secretária de saúde e que hoje o Projeto de Lei tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa, o gestor da pasta se mostrou sensível e favorável a proposta de alterar a redação da legislação regulamentado o número de plantões/mês conforme proposta do sindicato.

O presidente Manoel Pereira de Miranda informa que já conversou com a deputada Valderez Castelo Branco, que é a relatora do PL na assembleia para alterar a redação da lei redigindo conforme a reivindicação do SINTRAS-TO.

A entidade busca regulamentar no mês de fevereiro até 9 plantões de 12h; 18 plantões de 6h; ou quatro plantões de 24h mais um plantão de 12h. Já no mês de 30 dias: 10 plantões de 12h, 20 plantões de 6h ou 5 plantões de 24h; e no mês de 31 dias: 11 plantões de 12h, 22 plantões de 6h, 4 plantões de 24h e 1 plantão de 12h, isso para garantir as 30 horas instituídas na lei 2.670/2012.

EPI’S

Devido as inúmeras reclamações de servidores quanto a quantidade e qualidade dos equipamentos de proteção individual, o presidente do SINTRAS buscou uma justificativa do secretário cobrando mais proteção aos profissionais ratificando que o atual cenário da saúde pública nunca foi tão favorável e necessário investimentos em equipamentos de proteção individual para a categoria.

Manoel Miranda relatou ao gestor que para garantir proteção aos profissionais  no intuito de evitar o contágio da Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas é necessário no mínimo três máscaras por plantão e outros EPI’s como avental, gorros, propé, dentre outros equipamentos de proteção.

De acordo com o presidente Manoel Miranda, o secretário Toline garantiu que iria rever o quantitativo disponibilizado a cada profissional e garantir todos os tipos de EPI’S conforme a necessidade dos servidores.

Testagem Covid-19

Outra questão preocupante para o sindicato é a possível contaminação e a disseminação do vírus entre os próprios profissionais, por isso foi solicitado a SES que seja feito testes rápidos em todos os servidores para evitar ou prevenir qualquer transmissão comunitária da doença.

O sindicato reforça que espera da SES o atendimento a solicitação evitando assim uma possível contaminação comunitária dos profissionais, como também de suas famílias e pacientes.

Diárias

Outra demanda cobrada pela categoria é o valor das diárias de viagem que foram reduzidas pelo governo do Estado no início deste ano. A atitude do governo revoltou os servidores que almejava era a atualização dos valores já defasados.

O presidente do sindicato disse que aguarda que a gestão reverta o caso, atualizando o valor das diárias pagas aos profissionais que acompanham pacientes durante translado entre unidades de saúde.

Acompanhar

O  presidente Manoel Miranda irá acompanhar todas ações reivindicadas tanto nas comissões na Assembleia, quanto com os servidores da área técnica visando a efetivação de todas as demandas levantadas junto ao secretário Toline.

Da reunião participou o vice-presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais e a servidora Luiza, da área técnica do órgão.