SINTRA REBATE ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO DO HOSPITAL DE GURUPI OBRIGANDO SERVIDOR ASSINAR TERMO DE CONSENTIMENTO

22/07/2020 22/07/2020 11:11 47 visualizações

Os servidores que laboram na unidade de referência de Gurupi considerados do grupo de risco estão sendo OBRIGADOS a assinar documento abrindo mão do direito de serem resguardados pelo Governo caso ocorra alguma ocorrência durante o laboro dentro das unidades de saúde.

O diretor técnico da unidade, Olegário de Sousa Lima, orienta a estes servidores que só voltem ao trabalho após se autoresponsabilizarem sob qualquer ocorrência pertinentes a saúde do servidor. A exemplo caso forem acometidos pela Covid-19.

No documento Olegário orienta aos seus coordenadores que somente permitam que os servidores do grupo de risco permaneçam por livre iniciativa, após assinatura do termo de consentimento informado sobre o exercício durante pandemia do coronavírus.

Conforme o presidente do SINTRAS, essa medida da direção do hospital é contrária quando governo prega proteção aos profissionais da saúde. “O decreto do governador está bem claro, é direito dos servidores do grupo de risco permanecerem afastados do trabalho. Esses servidores são casos que possuem comorbidade, tem complicações de saúde que se forem acometidos pela covid-19, podem chegar num estado crítico levando a óbito”, afirma o Manoel Pereira de Miranda.

Em nenhum momento a gestão estadual pode se furtar da responsabilidade de proteger o servidor dentro do hospital, nem mesmo da orientação necessária quanto ao exercício da função dentro das unidades de saúde durante todo o período, acrescenta Miranda.

A orientação do sindicato é que os profissionais buscam todos os seus direitos possíveis e legais e o sindicato continuará cobrando do governo medidas que assegurem a proteção dos profissionais da saúde.