SINTRAS - TO

Governo do TO majora alíquota dos servidores para o regime previdenciário

29/07/2020 29/07/2020 15:29 173 visualizações

Governo anunciou que publicará ainda nesta semana a Medida Provisória que irá alterar o percentual da alíquota cobrado dos servidores públicos para o patrimônio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS-TO).

Segundo o Governo a MP é para cumprir com as determinações da Emenda Constitucional de nº 103/2019, de 12 de novembro de 2019, que altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.

O sindicato entende que não é aumentando a alíquota de 11% para 14% do RPPS-TO que irá solucionar a dívida pendente com o Instituto. Hoje o Estado deve para a Previdência estadual R$ 1.379.908.726,02 (Um bilhão e trezentos e setenta e nove milhões e novecentos e oito mil e setecentos e vinte seis reais e dois centavos), e paga 20,20% para os fundos do instituto. Já o servidor contribui obrigatoriamente e pontualmente todo mês 11%.

O sindicato que acompanha esse impasse confere que o Estado não repassa mensalmente a contrapartida do servidor ao regime previdenciário e a dívida vem só aumentando.

Conforme o presidente do SINTRAS-TO, qualquer alteração pertinente a vida laboral e financeira dos servidores deve ser discutida com a categoria, que tem como representante o sindicato. “O governador mais uma vez se exime de discutir com a categoria e faz um ato ditatorial se espelhando no governo do presidente Jair Bolsonaro”, ressalta Manoel Pereira de Miranda.

Já não basta o governador Mauro Carlesse congelar por 24 meses os direitos dos servidores estaduais, através da MP de n° 2, convertida na Lei n° 3462/2019, de 25 de abril de 2019, publicada no DOE n° 5.345.

É contabilizado também prejuízo ao funcionalismo público a redução do índice da data-base pago a categoria em 2019. Governo concedeu somente 1%, contrapondo o índice calculado pelo INPC que era de 5,07%.

A gestão estadual deixa a desejar mais ainda com a categoria quando trata de progressões. Que há tempos que não são concedidas dentro do tempo do direito adquirido pelos servidores.

Conforme o sindicato as últimas medidas do Governo estadual somam prejuízos aos servidores gerando descontentamento com a atual gestão.    

Sintras alerta aposentados e pensionistas sobre risco de suspensão de benefícios por falta da Prova de Vida

Sindicato orienta servidores da Saúde a regularizarem a situação o quanto antes


Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...