Falar de servidor público da saúde no Tocantins é destacar que a máquina pública não para. É lembrar que eles estão sempre de prontidão nos seus plantões cumprindo sua carga horária. É ressaltar que a população é acolhida de forma humanizada.
É também destacar o empenho destes servidores em contribuir para que os serviços públicos funcionam e alcançam a todos com a melhor qualidade. Isso foi IMENSURAVELMENTE VISÍVEL durante a pandemia da covid-19 onde profissionais fizeram “arranjos” para realizar procedimentos por falta de insumos nas unidades de saúde.
Estes são os servidores públicos enquanto pessoas e enquanto trabalhadores. Destacando os seus esforços em proporcionar o cuidado com os outros, também merecem ser cuidados, reconhecidos e valorizados pelos seus direitos com uma carga horária justa, com suas progressões laborais concedidas, atualização salarial com a data-base ordenadamente todo ano, com seus adicionais de insalubridade e noturno.
Devia ser assim.
Mas os servidores da saúde tocantinense são vítimas de um sistema governamental que os responsabilizam pela conta mais cara quando refere a Lei de Responsabilidade Fiscal. Um projeto de vida visando alavancar voos no serviço público e valorização salarial com a concessão das progressões conforme a Lei 2.670/2012 vira sentimento de indignação. Não pela escolha de ser um Servidor Público, mas, pelas mazelas que encontram no caminho fragilizando seu profissionalismo.
Enfim! O SINTRAS, defensor diuturnamente destes trabalhadores, reagindo administrativamente e juridicamente contra os feitos governamentais contrários a categoria, afirma que ser servidor público no Tocantins precisa ter coragem, resistência, persistência, esperança e está sempre pronto para o combate.
Parabéns profissionais!
Parabéns guerreiros!
Parabéns verdadeiros heróis!
Parabéns servidores!
Presidente Manoel Pereira de Miranda e Diretoria