SINTRAS - TO

Entidades sindicais requer suspensão de devolução de valor referente pagamento de insalubridade por equívoco da SECAD sem antes notificar servidor

06/12/2021 06/12/2021 16:37 301 visualizações

O SINTRAS reunido com o sindicato dos enfermeiros - SETO e sindicato dos profissionais da enfermagem do Tocantins – SEET na manhã desta segunda-feira, 6, discutiram sobre pagamento do adicional de insalubridade feito aos servidores pela Secad que diz ter sido um equívoco cometido pela própria secretaria.

A iniciativa partiu de um documento Ofício nº4218/2021/GASEC  da secretaria de administração, datado 30 de setembro deste ano, informando a circunstância relacionada ao pagamento indevido de indenização de insalubridade e que os devidos valores seriam cobrados em folhas a partir de outubro passado, um mês após o comunicado da secretaria.

As entidades frisam que servidores só devem ser punidos se usarem de má fé, o que não é o caso. “Se o pagamento indevido de indenização de insalubridade a servidores dessa secretaria da saúde decorreu de equívoco reconhecido pela própria secretaria de administração, o servidor não deve ser imposto a devolução daquilo que recebeu de boa-fé, sem ter em nada contribuído para o erro”, diz entidades no ofício protocolado hoje.

E em casos de devolução de valores a Secad não pode descontar sem a devida notificação proporcionando aos servidores o direito a defesa.

O ofício conjunto foi protocolado na manhã desta segunda-feira, 06, e assinado pelos representantes do sindicato dos enfermeiros – SETO, Valéria Araújo de Queiroz e do sindicato dos profissionais da enfermagem do Tocantins – SEET, João Batista Alves da Neves.

Cobranças já tinham sido suspensas?

As entidades ao ser informado do documento na época reuniram com o secretário de administração, aré então, Bruno Barreto Cesarino, que após os esclarecimentos dos representantes sindicais providenciou a suspensão de cobrança dos devidos valores.

Mas alguns servidores reclamaram que foram pegos de surpresas e tiveram os débitos na folha de outubro e outros na folha de novembro.

Devido as mudanças políticas na gestão do Estado o que havia acordado com a gestão anterior não foi cumprido pelo atual governo.

Neste dia participaram das discussões o vice-presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais, o deputado estadual Ricardo Ayres, e representantes dos sindicatos da enfermagem SEET João Batista (SEET)e Valéria Queiro (SETO).

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...