Sindicalistas prestaram últimas homenagens ao ex-presidente do SINTRAS-TO

02/02/2021 02/02/2021 23:20 78 visualizações

Com muita comoção familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao ex-presidente e estava como atual secretário de Formação Profissional e Sindical do SINTRAS-TO, Getúlio de Sousa Araújo sepultado na tarde desta terça-feira, 02. O óbito foi consequência de uma parada cardiorrespiratória.

Ele fez história na busca de uma educação melhor e uma saúde de qualidade exercendo a função de servidor público no Tocantins.

Também foi um grande defensor dos direitos dos trabalhadores em saúde do Estado do Tocantins executando ações quando presidente do Sintras (1997 a 2002) e depois sempre compondo a diretoria do sindicato até os últimos dias de vida mostrando sua militância e paixão na esfera sindical.

O presidente Manoel Pereira de Miranda disse que o sindicato perdeu um grande líder sindical e amigo. “Ele era um grande companheiro. Devemos muito a ele, prestou com zelo relevantes serviços ao sindicato, principalmente no setor de formação profissional. Ele prezava muito o estudo, o conhecimento. Foi um grande incentivador a diretores e funcionários do sindicato para estudar. Ainda quando servidor ele participou de grande projeto onde habilitou mais de três mil profissionais práticos. Ele fará falta no nosso meio”.

Segundo o tesoureiro do sindicato Getúlio foi um grande amigo. “Ele representa amizade, carinho. Até o momento não sabemos como vamos fazer com a lacuna deixada pela pessoa do Getúlio quando tratamos de formação profissional. Pois ele tinha expertise nessa área e muita dedicação. Deixa saudades”, frisou João Batista.

Também registraram suas últimas homenagens ao grande militante sindical o presidente do Sintet-to, José Roque Rodrigues Santiago, ex-presidente do SEET-TO, Claudean Pereira Lima e diretores do Sintras-TO, João Batista, Raimundo Morais, Luís Fernando Neife, Neirton José de Almeida e funcionários da entidade.

Getúlio deixa 7 filhos todos de maiores, 5 destes acolheu(adotou) como filhos do coração. A todos deixou a lembrança de um pai que mostrou sempre que estudar era o caminho a seguir.

Ele

Era filiado no sindicato desde 11 de maio de 1998. Desde então era notório sua autenticidade e perfil de liderança o que levou a ser eleito como presidente do SINTRAS-TO onde exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos. O primeiro no período de 25/05/1997 à 25/05/1999 e o segundo de 25/05/1999 a 25/05/2002.

Getúlio atuou como servidor público estadual iniciando no cargo de Técnico de Enfermagem efetivo em 1994 e professor também efetivo em 2003. Era aposentado nas duas áreas de atuação.

Ele deixa um grande legado aos trabalhadores da saúde com sua expressiva participação nas lutas dos direitos da categoria no Tocantins.

Encabeçou a greve dirigida pelo SINTRAS no ano de 2014 no município de Buriti do Tocantins onde a categoria cobrava da gestão municipal o pagamento dos salários atrasados e o cumprimento do Plano de Cargo Carreira e Remuneração-PCCR.

Sua marca forte como militante sindical foi registrada ainda durante os movimentos grevistas do sindicato que durou 59 dias em 2015 e a de100 dias em 2016 nas quais pautavam melhores condições de trabalho e mais respeito com o servidor público da saúde.