Secad responde SINTRAS garantindo medidas de proteção aos servidores não imunizados com afastamento do trabalho

26/05/2021 26/05/2021 10:48 82 visualizações

O Secretário de Administração do Estado, Bruno Barreto Cesarino, emite resposta oficial de nº 2026/2021 a demanda cobrada pelo Sintras informando que será mantida a jornada de 6 horas e afastados os servidores do grupo de risco que ainda não foram imunizados conforme já publicado no Decreto nº 6.248, de 30 de abril de 2021 publicado no Diário Oficial do Estado nº 5836.

Na cobrança do sindicato feita no ofício de nº 113 protocolado em 14 de maio reivindica a continuidade das medidas de proteção aos profissionais da saúde principalmente os que lidam diretamente com pacientes em suspeita ou acometidos pela covid-19.

Após frisar as recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, do Estado e destacando a vulnerabilidade dos profissionais diante da ameaça diária do coronavírus e do déficit nas   condições de trabalho destes servidores o sindicato diz ser necessário priorizar a proteção dos mesmos.

Entre as medidas necessárias é a manutenção: da jornada de 6 horas, afastamento dos servidores com idade igual e superior a 60 anos, afastamento das gestantes e lactantes, afastamento dos servidores que mantem sob sua guarda menores de 1 ano, e os portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimem o sistema imunológico.

Conforme o presidente a pandemia ainda não acabou e exige a continuidade das medidas de prevenção, com isso se faz necessário o cuidado com os profissionais que enfrentam o vírus a cada plantão. “É inevitável não se preocupar com os servidores que estão dentro dos hospitais combatendo o vírus conforme a função de cada um. Eles precisão de proteção, isso é uma necessidade vital para não perdemos mais nenhum profissional para covid-19”, relata Manoel Pereira de Miranda.