Assembleia do SINTRAS-TO decide por paralisações pontuais e movimento permanente de estado de greve pela aprovação do PL 2564

28/06/2021 28/06/2021 23:32 81 visualizações

Em Assembleia na tarde desta segunda-feira, 28, os profissionais da saúde, filiados ao SINTRAS-TO votaram por paralisações pontuais e movimento permanente de estado de greve em prol da aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020 que trata da definição de um salário unificado para a enfermagem no Brasil.

O objetivo do “Dia nacional de luta pela valorização da enfermagem” é conscientizar representantes no senado da importância de valorizar estes profissionais instituindo dignidade através de um salário justo para a categoria.

Na ocasião o presidente da CNTS, Valdirley Castagna pontuou a importância do manifesto mesmo nesse tempo em que as comissões do Senado estão sem funcionar por causa da pandemia.

“Nós enquanto entidade representativa buscamos dialogar com o Senado para inserir o PL 2564/2020 em votação o mais rápido possível. Somos a voz da enfermagem e não podemos ficar de fora das discussões para evitar que o PL seja votado da forma como eles querem e sim na condição que melhor atende os anseios dos profissionais”, disse Castagna.

O SINTRAS-TO que vem apoiando e unido a categoria estará no movimento nacional que será realizado nesta quarta-feira, 30 de junho, onde os profissionais da enfermagem de todo o país reivindicarão o piso salarial para a classe.

Amanhã os sindicatos envolvidos na ação irão organizar a logística do movimento e orientar os profissionais como será realizado no Tocantins com todas as orientações de prevenção contra a covid-19 e manter a responsabilidade e compromisso de que “vidas importam”.

Segundo o presidente do Sintras-TO a paralisação será parcial, pois os profissionais irão se revezar para que em nenhum momento pacientes fiquem desassistidos por falta de profissionais da enfermagem dentro das unidades hospitalares.

“É um movimento necessário em que a categoria almeja há muito tempo um piso salarial digno que valoriza estes profissionais que tanto se doam para salvar vidas”, frisa Manoel Pereira de Miranda.

PL 2564/2020

O Projeto de Lei nº 2.564/2020 de autoria do Senador Fabiano Contarato já foi aprovado na Câmara Federal. A luta dos profissionais é para que os senadores também aprovem o PL reconhecendo a necessidade de valorizar a enfermagem no país.