Governo altera valor de diária, mas hospedagem do Sintras ainda contribui para o real valor de despesas de viagem

15/09/2021 15/09/2021 16:32 85 visualizações

O Decreto Nº 6.313, de 14 de setembro de 2021, do governo do Tocantins faz alteração dos valores das diárias dos servidores que fazem translado para cumprir obrigações de trabalho, em eventos e/ou missão fora da sua sede laboral até mesmo no exterior.

Esta é uma demanda reprimida apresentada há anos ao governo e mesmo com as cobranças constantes só agora foi atendida com a atualização do valor das diárias.

Para a direção do sindicato é muito importante essa atualização dos valores o que ameniza as dificuldades encontradas pelos servidores durante viagem a trabalho.

“É de grande valor essa alteração, mesmo observando que o percentual não contempla toda a defasagem do tempo que não houve atualização monetária. Se não fosse as hospedagens do Sintras muitos servidores não teriam condições de viajar”, destaca o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Ele ainda afirma que o sindicato continuará cobrando uma correção monetária compatível com o poder de compra dos servidores.

O sindicato orienta o funcionalismo para seguir os protocolos da prestação de contas entre elas exigir notas fiscais de suas compras para evitar transtornos no ressarcimento das despesas. Pois nem sempre o governo paga a diária antes do servidor sair para a viagem o que o obriga utilizar de seus meios financeiros (cartão de crédito, débito, etc) para não deixar de cumprir suas obrigações de trabalho.

Conforme informações dos servidores, as viagens tornam muito caras e o adicional do governo não alcança os custos das despesas (alimentação, hospedagens, locomoção urbana, passagens, e outras despesas afins). O que faz com que os servidores buscam alternativas como as hospedagens nas nove sedes regionais e no hotel do Sintras na capital.

Isso é um dos cuidados do sindicato com os filiados de proporcionar segurança e conforto quando estão em viagem em todo o Estado para atender demandas laborais.