SINTRAS - TO

Governo reduz período de afastamento de trabalhador com Covid-19 para 10 dias

28/01/2022 28/01/2022 12:06 321 visualizações

O governo federal reduziu de 14 dias para 10 dias o período de afastamento de trabalhador diagnosticado com Covid-19. Portaria conjunta do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União da terça-feira, 25.

A portaria interministerial ainda possibilita que os dias de afastamento sejam reduzidos para 7 dias. Para isso, o trabalhador precisa estar sem febre há 24 horas, sem tomar remédios para o quadro e com a melhora dos sintomas respiratórios. No caso de suspeitos, o afastamento de uma semana será adotado quando exames realizados a partir do quinto dia de contato acusarem a ausência do vírus.

Antes da portaria entrar em vigor, foi cogitado a possibilidade de reduzir o tempo de quarentena dos profissionais da saúde para cinco dias, uma proposta apresentada pelos hospitais privados. Diante disto, a CNTS, preocupada com a medida, notificou órgãos públicos, entre eles o Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Previdência e Ministério Público do Trabalho, cobrando a manutenção da quarentena dos profissionais de saúde infectados, com vistas a evitar prejuízos à saúde e segurança no trabalho, aumento das taxas de ocupação dos leitos de UTI e agravamento da crise sanitária pandêmica.

Na ocasião, a CNTS ressaltou que é necessário ampliar as contratações e fazer remanejamentos. E não permitir que o profissional de saúde trabalhe contaminado, ocasionando risco para si mesmo e para a população assistida.

Diante da importância do tema, a Confederação realizou debate online na última segunda-feira, 24, para tirar dúvidas e explicar quais são os direitos dos trabalhadores diante da nova medida. A live teve a participação da procuradora Regional do Trabalho em Florianópolis/SC e vice-coordenadora do GT Covid-19 do MPT, Márcia Kamei López Aliaga e da presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Marshal Díaz Morales. Assista a live na íntegra, clicando aqui.

Fonte: CNTS com informações de Poder 360 e R7

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...