SINTRAS - TO

Desfalque financeiro gerado pelo desconto de insalubridade causa transtornos para servidores da saúde

01/02/2022 03/02/2022 08:52 87 visualizações

Diretoria do Sintras tem visitado servidores nas unidades de saúde e registrado os desfalques gerados pelo desconto indevido do adicional de insalubridade na gestão administrativa da vida familiar. Segundo o governo do estado foi um erro do sistema que gerou um pagamento indevido aos profissionais da saúde que ora gozavam suas férias.

Por entender que o direito de receber a insalubridade mesmo no período de férias, que também é reconhecido por tribunais como o TJDF, o sindicato afirma que o servidor mesmo em gozo de férias não cessou suas atividades em local insalubre. Por isso reivindica que seja mantido o pagamento do direito a estes profissionais.

A entidade ainda destaca que o período de 30 dias é insuficiente para restabelecer a saúde do servidor acometido por enfermidade contraída em local insalubre seja ele grau mínimo, médio ou máximo.

Para amenizar o transtorno na vida dos servidores até finalizar as negociações sobre o assunto, o Presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, solicitou ainda em dezembro a suspensão destes pagamentos para analisar os casos. Se for pertinente a cobrança notificar o servidor antes do débito.

Sintras reforçou ontem o pedido de suspensão das cobranças, porquê ainda acontece os débitos nos salários dos profissionais.