SINTRAS - TO

Sintras discute com equipe de governo insalubridade, plantões, MP nº 27 e Alimentação no Palácio Araguaia

07/02/2022 07/02/2022 18:28 320 visualizações

Sintras reuniu no Palácio Araguaia com o novo secretário de administração, Rafael Sulino de Castro, o secretário executivo da SES, Quesede Ayres Henrique, e a Superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde da SES, Andreia Claudino, nesta segunda-feira, 07, ocasião que tratou da regulamentação de plantões, alimentação nos hospitais, MP de nº 27 e também a insalubridade no gozo de férias.

O presidente Manoel Miranda pontuou as demandas destacando o anseio dos profissionais para receber seus direitos ratificando que todas as pautas já estão em negociação com o governo.

Sobre a insalubridade o secretário Rafael Sulino informou que será suspenso todos os termos de notificação emitidos aos servidores de cobrança dos débitos.  Também foi cobrado ao gestor o retorno do pagamento da insalubridade no período de gozo das férias até definir uma instrução normativa para regulamentar as devoluções dos valores ao erário.

A direção do sindicato entende que a cobrança da insalubridade é um ato equivocado do governo. ´´Entendemos que é legal o recebimento da insalubridade em gozo de férias dos servidores. É ilegal a cobrança dos servidores´´, diz o presidente Manoel.

Outra pauta da reunião foi a MP nº 27 que trata do pagamento dos passivos. Sintras propôs um escalonamento justo e favorável aos servidores. Um ponto da proposta é um parcelamento de no máximo 60 parcelas com início em maio deste ano. A propositura segue observando a quantidade de salários mínimos do servidor como até 10 salários mínimos no máximo 12 parcelas; de 10 a 20 salários até 24 parcelas; de 20 a 40 salários até 36 parcelas; de 40 a 60 salários até 48 parcelas; e acima de 60 salários mínimos num total de 60 parcelas iguais e sucessivas.

As discussões seguiram com a solicitação do Sintras a regulamentação do número de plantões conforme proposta já acordada entre o sindicato e o governo: Com 9 plantões no mês de fevereiro; 10 nos meses de 30 dias e 11 nos meses de 31 dias. Presidente Manoel afirmou ao gestor que para sanar essa questão é só alterar a redação da lei 3490/2019.  Essa é uma proposta preliminar porque será levada para a assembleia geral que será realizada em Palmas, Araguaina e Gurupi, informa Manoel Miranda.

E para finalizar os debates foi colocado pelo sindicato a criação de uma comissão para avaliar, fiscalizar e discutir melhorias na oferta da alimentação nas unidades hospitalares. Uma comissão paritária com representantes do governo e sindicatos dos servidores da saúde.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...