Urgência de Piso salarial da enfermagem é aprovado na Câmara Federal com 458 votos e segue para análise orçamentária

22/03/2022 22/03/2022 22:15 92 visualizações

A Câmara dos deputados federais acaba de aprovar, nesta terça-feira, 22, a urgência do PL 2564/2020 que fixa o piso salarial nacional para enfermeiro, técnico, auxiliar e da parteira nas repartições pública e privadas.

Sintras parabeniza a categoria pela aprovação do requerimento que avançou as negociações rumo aprovação definitiva do projeto de lei que segue num prazo de cinco semanas com discussões com governadores e prefeitos para encontrar fontes de recursos para bancar esse aumento nas redes públicas e nos hospitais filantrópicos.

O resultado de 458 votos contra 10 parlamentares apontou que a maioria dos parlamentares na Câmara Federal expressou hoje que a maioria é a favor da aprovação do PL 2564/2020 e o presidente Arthur Lira cumpriu com o que vinha anunciado nas negociações com as entidades pautando o projeto da enfermagem para aprovação na casa de leis e que um cronograma de trabalho foi estabelecido para trabalhar a demanda.

Para a coordenadora do grupo de trabalho que analisou o impacto orçamentário da proposta, a deputada Carmem Zanotto (Cidadania-SC) explicou que o mérito do projeto deve ser votado em até cinco semanas. “Nesse período de até 5 semanas nós vamos buscar outras fontes de financiamentos e deliberar os projetos que já estão aqui na Casa que apontam formas de financiamento ou de busca de recursos financeiros para fazer frente a essa demanda”, afirmou.

O presidente do Sintras diz que o momento exige que a categoria continue unida. “A enfermagem deve se manter unida, pois acreditamos na vitória que se aproxima e o Sintras continuará apoiando a categoria, participando e acompanhando o processo para aprovação do PL 2564/2020”, ressaltou Manoel Pereira de Miranda.

Texto da Ascom Sintras com informações da Agência Câmara de Notícias