Enfermagem protesta contra suspensão do piso salarial em Araguaina

13/09/2022 14/09/2022 21:57 98 visualizações

Profissionais da enfermagem protestaram em Araguaina contra a decisão do Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que suspendeu o aumento do piso salarial da categoria no dia 4 deste mês de setembro. Sintras apoiou os profissionais no protesto que aconteceu nesta terça-feira (13).

Os manifestantes percorreram as principais avenidas da cidade de forma ordenada, respeitosa e tranquila. Por onde passavam conquistava atenção da população com dizeres em faixas que mostrava a indignação da categoria: Sem piso, sem enfermagem; STF não vamos recuar, queremos nosso piso salarial já; Enfermagem na rua, Barroso a culpa é sua.

Câmara

Os profissionais caminharam até a câmera de vereadores e foram recebidos pelos parlamentares no plenário. Durante a sessão foi aprovado pelo legislativo municipal o requerimento nº 2063 que solicita ao prefeito Wagner Rodrigues Barros, um estudo de viabilidade financeira para implementação do piso salarial do enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. O requerimento é de autoria do vereador Gideon da Silva Tavares.

Conforme a lei federal 14.434/2022, sancionada pela presidência da república no dia 4 de agosto deste ano, regulamenta o piso salarial dos enfermeiros em R$ 4.750,00; dos técnicos de enfermagem R$ 3.325,00 e dos auxiliares de enfermagem e parteiras R$ 2.375,00.

O presidente do Sintras ratifica que a luta da enfermagem é pela conquista definitiva do piso salarial da categoria. “Esperamos que o Ministro Barroso retire a suspensão do piso da enfermagem. E nós do Tocantins iremos nos unir com a confederação nacional dos trabalhadores em saúde para uma paralisação ou possivelmente uma greve geral até que valorizem a enfermagem com um salário digno”, diz Manoel Pereira de Miranda que também é enfermeiro.

No Tocantins os protestos acontecerão também em Gurupi nesta quarta (14) e quinta-feira (15) em Palmas.