Sintras repudia decisão do Barroso que suspendeu a lei do piso salarial da enfermagem

05/09/2022 05/09/2022 08:33 94 visualizações

O Sintras repudia a atitude do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial da enfermagem neste domingo (4). O sindicato, enquanto filiado, entrará em contato com a Confederação dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), para buscar informação de como irá contestar juridicamente contra a decisão do STF.

Continuaremos apoiando e unidos aos filiados do Sintras da enfermagem. Entendemos que não estamos de luto. Devemos continuar lutando contra as articulações políticas e medidas da Confederação Nacional de Saúde, representante dos hospitais privados no país, contrárias aos direitos constituídos em lei e emenda constitucional. Devemos manter a luta para reagir contra esta entidade que demonstra desprezo aos profissionais da enfermagem.

Desde quando o piso foi sancionado pelo governo federal, o Sintras iniciou as reivindicações, nos municípios e Estado, para implantação do piso nacional da enfermagem. Do estado, o sindicato aguarda resposta de que o governo vai incluir o novo piso salarial no início da tabela e conforme a lei 2670/12 (PCCR/Saúde). A cobrança também abrange os profissionais contratados filiados no sindicato.

No intuito de somar forças, o Sintras mantém mobilização com os outros sindicatos representantes da enfermagem. Caso for decidido por uma greve, apoiaremos o movimento desde que seja de forma legal, correta para que não haja prejuízos para os servidores e trabalhadores da saúde.

Iremos continuar na defesa dos nossos direitos até fazer com que a lei que regulamenta o piso nacional da enfermagem seja cumprida na íntegra.

Manoel Pereira de Miranda