SINTRAS - TO

Governo envia para AL proposta da reforma da Previdência e sindicatos busca diálogo com os deputados

O Sintras solicitou ao governador Wanderlei Barbosa abertura para discussão da proposta para reforma da previdência. Mas o gestor ignorou o pedido dos representantes dos servidores públicos enviando o PL para a Assembleia Legislativa.
07/12/2023 22/02/2024 08:47 561 visualizações

O Sintras solicitou ao governador Wanderlei Barbosa abertura para discussão da proposta para reforma da previdência. Mas o gestor ignorou o pedido dos representantes dos servidores públicos enviando o PL para a Assembleia Legislativa que já encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Frente esta situação, o Sintras já estar fazendo os apontamentos que atende os anseios dos servidores públicos da saúde para enviar ao presidente da CCJ, o deputado Nilton Franco.

Conforme o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o governador nunca abriu as portas para dialogar com os sindicatos. “Somos os representantes legítimos dos servidores, e tivemos abertura de diálogo somente com o Conselho de administração do Igeprev, e nenhuma com a gestão estadual. Isso é um desrespeito em não consultar os servidores públicos, antes de deliberar as novas regras para requerer a aposentadoria”, enfatizou o Miranda.

 

Apoio

Assim que as entidades sindicais foram informadas que o governador Wanderlei Barbosa estava encaminhado sua proposta para a Assembleia Legislativa, foram até a Casa de Leis na semana passada e antes da sessão ordinária chegaram a conversar com alguns deputados, inclusive o presidente da AL, Amélio Cayres, o qual informou que até então não tinha recebido a proposta do gestor estadual.

 

Contraproposta

Ainda em março deste ano de 2023, as entidades sindicais protocolaram a contraproposta para conhecimento dos deputados estaduais no intuito de buscar o apoio para votar a favor dos direitos dos servidores.

 

Entre as reivindicações dos servidores fixada na contraproposta é que estes servidores conquistam a aposentaria com no máximo 25 anos de contribuição. Sendo que para aposentadoria com 25 anos de contribuições, 50 anos de idade para homens e 45 pra mulheres; para 20 anos de contribuição, 53 anos para homens e 48 para mulheres; com 15 anos de contribuição, 55 anos para homens e 50 mulheres; somando 10 anos de contribuição, 58 anos para homens e 53 para mulheres; e com cinco anos de contribuição, 60 para homens e 55 mulheres.

 

Conforme os sindicatos para o processo da aposentadoria também deve levar em conta a integralidade, que é a percepção dos proventos com valor igual a última remuneração do servidor empossado no serviço público até 31 de dezembro de 2003.

 

As regras de transição é outra preocupação do sindicato, onde pode haver muitas perdas de direitos.

 

Sintras promove Festa do Trabalhador em quatro regionais do Tocantins

Ingressos já podem ser retirados acessando o banner localizado no topo do site da entidade


Sintras informa que trabalhadores em saúde já podem se inscrever na 1ª CNLTTS

Evento acontece no dia 16 de abril, das 09h às 16h, em formato híbrido


Nota de pesar: Giancarlo Quagliarello

Faleceu em Palmas decorrente de um infarto fulminante