SINTRAS - TO

Em Brasília, Enfermagem faz ato cobrando a edição da <strong>MP que garante a implementação do piso</strong>

30/03/2023 30/03/2023 18:45 112 visualizações

O Sintras está em sintonia com a Confederação Nacional da Enfermagem e acompanhando todas as informações pertinentes a luta da enfermagem em Brasília. “Continuamos apoiando e firmes na luta pelo piso salarial dos profissionais da enfermagem. Estamos acompanhando o processo e se for decidido greve geral nos uniremos a enfermagem do país seguindo as orientações e definiremos nossas estratégias no intuito de pressionar o governo federal para editar a Medida Provisória necessária para implementação salarial. Temos que manter a união e continuarmos mobilizados”, afirma o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Confirma as informações, direto de Brasília, sobre a luta e o ato realizado ontem em Brasília

 A Enfermagem brasileira de todo o país aderiu ao ato nacional organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem e foram às ruas de Brasília cobrar do governo federal a publicação da medida provisória para o pagamento do piso salarial da categoria. A MP regulamenta o repasse dos recursos através da aplicabilidade da Emenda Constitucional 127/22, que determina o auxílio financeiro por parte da União a estados, munícipios, DF e entidades filantrópicas.

Após o ato, no fim da tarde, os representantes do Fórum foram recebidos pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para cobrar celeridade do governo e discutir as medidas que estão sendo construídas para garantir a implementação do piso e que o dinheiro chegue ao bolso dos profissionais da enfermagem.

No dia anterior, 28 de março, os dirigentes sindicais se reuniram com o setor técnico da Casa Civil  do Ministério da Casa Civil e da Secretária-geral da Presidência para debater o tema. Na ocasião, foi informado que o Palácio do Planalto já entrou em contato com o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, sobre as ações em curso pelo governo para solucionar a demanda da categoria.

Os atos normativos que regulamentam o piso salarial estão sendo discutidos e a expectativa é que as normas sejam assinadas e publicadas ainda em abril. Uma nova reunião deve ocorrer no dia 11 de abril para avaliar o que pode ser a versão final do texto. “Esperamos que nesta data seja apresentado definitivamente o texto da medida provisória. E, a partir daí, teremos o caminho livre para derrubar a liminar no Supremo Tribunal Federal”, afirma o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna. (Fonte CNTS)