SINTRAS PARTICIPA DA 10ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO TOCANTINS A QUAL TEVE 20 PROPOSTAS APROVADAS PARA A ETAPA NACIONAL

01/06/2023 01/06/2023 16:09 122 visualizações

Diretores do Sintras participaram da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins que teve como temática ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia’. O evento que aconteceu terça (30) e quarta (31) tinha o objetivo de avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

Das mil propostas encaminhadas pelos conselhos municipais, 20 foram aprovadas e serão apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília pelos 56 delegados escolhidos na etapa estadual. Estes irão expor na etapa nacional da conferência, em Brasília, nos dias 2 e 5 de julho, o aumento na tabela de valores do SUS, ampliação dos serviços de saúde e atualização dos medicamentos ofertados na assistência farmacêutica, entre outros.  A etapa nacional é realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

Entre as pautas aprovadas estão a ampliação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial (RAPS) e implantação da linha de cuidado à pessoa com espectro autista (TEA).

O presidente Manoel Pereira de Miranda ratifica a valiosa presença da diretoria na Confeceração. “E de suma importância a participação dos nossos diretores e diretoras para firmação das nossas pautas como PCCR para o todo o sistema único de saúde (SUS), as propostas aprovadas aqui todas vão cair sobre os trabalhadores. Por isso estamos aqui sendo a voz da categoria participando ativamente todos os anos destas discussões para que os anseios dos trabalhadores sejam contemplados nas propostas”, ressaltou Miranda.

Para o vice-presidente do Sintras e membro titular no Conselho Estadual de saúde pela entidade fala sobre a importância do sindicato nestas discussões. “Momento ímpar, pois conhecemos a realidade de todos os municípios. E uma oportunidade para alavancar e efetivar propostas para a conferência nacional. É o sindicato se tornando a voz representatividade dos trabalhadores em saúde”, disse Raimundo de Sousa Morais.

Conferência Estadual 2023

O evento acontece de quatro em quatro anos foi realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2023, no Centro de Convenções Parque do Povo com a participação de autoridades federais, estaduais, municipais e população em geral.

As propostas colocadas em discussão foram as levantadas pelos Conselhos Municipais nos 139 municípios do Estado onde foram eleitos 800 delegados. Os delegados são compostos por 50% de usuários do SUS (pessoas que não tem vínculo empregatício com o município), 25% é composto por trabalhadores da saúde e os demais 25% são representantes dos gestores municipais.

Além do Presidente Manoel Miranda e o vice Raimundo Morais, da entidade também participaram dos dois dias de evento o 2° secretário Neirton José de Almeida; 2º Tesoureiro, Luiz Augusto Rodrigues de Andrade; e a Delegada da regional de Paraiso, Maria dos Anjos Pereira Vieira.