SINTRAS - TO

Agentes Comunitários de saúde e de Combate as Endemias de Colinas deliberam por greve geral em prol da implementação do piso nacional da categoria no PCCR

16/08/2023 16/08/2023 19:12 404 visualizações

Em Assembleia Geral, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Colinas do Tocantins, deliberaram por greve geral em prol da atualização do piso salarial da categoria no início da tabela do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR). A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (15), na Câmara de vereadores da cidade.

Após a reunião e já em estado de greve, os trabalhadores vestiram coletes do movimento e confirmaram a greve geral que vai iniciar na próxima terça-feira (22) com a paralisação dos serviços realizados pelos ACS e ACE.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, explica “ao não aplicar o piso na tabela do PCCR e mantendo ainda vigente uma tabela do ano de 2021, torna automaticamente sem progressões todos os servidores em questão, uma vez que a gestão está utilizando o piso nacional como vencimento base da classe e pagando o mesmo valor independentemente do nível e letra a qual esses servidores possuem”, disse Miranda acrescentando “vamos aguardar que a prefeitura atenda o comando de greve e a diretoria do Sintras para discutir a demanda”, pontuou.

Notificação

Conforme a direção do sindicato, nesta quarta-feira (16) foram encaminhados as notificações sobre o movimento grevista ao prefeito Josemar Carlos Casarin, os gestores da secretaria de saúde e da administração do município, promotor da comarca, e o juiz da comarca do Fórum de Colinas do Tocantins e outros órgãos pertinentes a ação.

Piso salarial

De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.

Esse valor deve ser aplicado no início da tabela e dessa forma automaticamente cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra a exemplo dos municípios como Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Araguanã, entre outros.

Também participaram das discussões durante a assembleia o vice presidente, Raimundo Morais, o delegado regional, Vicente Queiroz da Costa Neto e seu diretor tesoureiro, Mikel de Sousa Silva.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...