SINTRAS - TO

Ministério da Saúde realiza novo repasse do piso da enfermagem

31/10/2024 01/05/2025 09:19 676 visualizações

O Ministério da Saúde publicou, na última quarta-feira, 30, a Portaria GM/MS nº 5.638, de 25 de outubro de 2024, que define os valores da parcela mensal de repasse da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem em estados e municípios. O montante é destinado aos entes federativos para que realizem o pagamento do piso salarial dos profissionais da categoria. O empenho e o repasse do Fundo Nacional de Saúde (FNS) devem ocorrer até o último dia útil de cada mês. De janeiro a outubro de 2024, já foram transferidos R$ 8,3 bilhões para a AFC da União.

A AFC é operacionalizada pelo ministério, que estabelece, por meio de portarias, os critérios e procedimentos para estados, municípios, Distrito Federal e entidades filantrópicas com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas) que atendem ao SUS, além de instituições contratualizadas que atendam pelo menos 60% de seus pacientes pelo SUS e cumpram o piso da enfermagem.

Saldo em Conta – Para a portaria de outubro de 2024, visando otimizar a aplicação dos recursos, o Ministério da Saúde não fará o repasse para entes federados que já possuam, nos fundos municipais ou estaduais, um saldo superior ao valor dos três últimos repasses, conforme previsto na Lei nº 14.434, de 4 de agosto de 2022. A liberação de novos recursos será retomada após apresentação de justificativas e comprovações sobre o uso dos valores anteriores. Importante ressaltar que os profissionais desses estados e municípios continuarão recebendo o pagamento do piso, utilizando o saldo existente na conta.

Acerto de Contas – Durante a caravana e por meio dos canais de contato oficiais, alguns entes federados apontaram a necessidade de acertos nos dados fornecidos ao InvestSUS. A Portaria GM/MS nº 4.155, de 14 de junho – a primeira publicada – detalhou o repasse de R$ 172.163.255,20 a 1.626 municípios e 10 estados em uma revisão dos dados relativos ao período de maio a agosto de 2023.

Municípios e estados que não foram contemplados pela Portaria GM/MS nº 4.155 podem solicitar uma análise por e-mail, apresentando as justificativas necessárias. A Sgtes analisa o pedido e, se deferido, envia uma resposta com instruções para a correção dos dados no sistema InvestSUS. Caso necessário, os resultados dessas análises são publicados em nova portaria de acerto de contas. É importante ressaltar que a solicitação de acerto de contas não implica, necessariamente, o recebimento de novos valores.

Fonte: Ministério da Saúde

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...