SINTRAS - TO

Manoel Miranda ministra palestra sobre participação popular na 2ª CEGTES

O encontro foi realizado no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
11/04/2024 11/04/2024 08:46 431 visualizações

Nesta quarta-feira, 10, o presidente do Sintras/TO, Manoel Pereira de Miranda, ministrou palestra na 4ª etapa da macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2ª CEGTES). A temática ministrada por Miranda tratou da participação popular dos profissionais da saúde durante os movimentos e ações em prol dos direitos da categoria.

 

Em sua palestra, Manoel Miranda destaca a importância da união da categoria nas lutas pelos direitos que é de todos. “Quantos mais profissionais unidos em prol de uma causa, a força é muito maior. A chance de avançarmos e alcançarmos nossos objetivos, mantermos e conquistarmos os nossos direitos é certo, a força popular ela é tem força decisiva”, afirmou Miranda relembrando a mobilização da reforma da previdência no Tocantins aprovada em dezembro do ano passado, quando não tinha servidores presentes na Assembleia Legislativa neste dia, somente diretores das entidades sindicais.

 

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Na ocasião trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS) discutiram as atuais estruturas e ações programáticas relacionadas à gestão do trabalho e a formação de profissionais.

 

O encontro foi realizado no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu participantes das regiões de saúde Capim Dourado, Amor Perfeito e Cantão com participação de cerca de 400 pessoas.

 

Da diretoria do Sintras/TO também participaram do evento o vice-presidente, Raimundo de Sousa Morais, o2º Secretário - Neirton José de Almeidae a delegada regional de Porto Nacional, Josilene Uchoa.

 

A importância do olhar especial para os trabalhadores foi destacada pelo presidente do CES-TO, Mário Benício. “A última conferência voltada para os trabalhadores foi em 2006, por isso a importância desse encontro, entendemos que esse olhar para a saúde e educação dos trabalhadores é essencial principalmente para os usuários que irão receber um atendimento desse profissional, precisamos ser cuidados para poder cuidar”, ressaltou.

 

O diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Bruno Guimarães, destacou que “é essencial pensarmos em estratégias de forma coordenada entre estados, municípios e União, na perspectiva de qualificar o trabalho. Ao final dessas conferências, pretendemos levantar propostas que consigam dialogar com a necessidade da classe trabalhadora, trazendo a pauta do trabalho e da educação de maneira contínua e definitiva na agenda dos gestores de todos os entes federados do Brasil”.

 

2ª CEGTES-TO

O encontro em Palmas é a última etapa da macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e a etapa estadual será nos dias 11 e 12 de junho de 2024, também na Capital. 

 

As informações colhidas durante as etapas macrorregionais e estadual basearão a preparação para a participação do Tocantins na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES) que será realizada em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2024.

 

Com informações da AscomSES/TO.

 

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...