Manoel Miranda ministra palestra sobre participação popular na 2ª CEGTES

11/04/2024 11/04/2024 11:17 31 visualizações

Nesta quarta-feira, 10, o presidente do Sintras/TO, Manoel Pereira de Miranda, ministrou palestra na 4ª etapa da macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2ª CEGTES). A temática ministrada por Miranda tratou da participação popular dos profissionais da saúde durante os movimentos e ações em prol dos direitos da categoria.

Em sua palestra, Manoel Miranda destaca a importância da união da categoria nas lutas pelos direitos que é de todos. “Quantos mais profissionais unidos em prol de uma causa, a força é muito maior. A chance de avançarmos e alcançarmos nossos objetivos, mantermos e conquistarmos os nossos direitos é certo, a força popular ela é tem força decisiva”, afirmou Miranda relembrando a mobilização da reforma da previdência no Tocantins aprovada em dezembro do ano passado, quando não tinha servidores presentes na Assembleia Legislativa neste dia, somente diretores das entidades sindicais.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Na ocasião trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS) discutiram as atuais estruturas e ações programáticas relacionadas à gestão do trabalho e a formação de profissionais.

O encontro foi realizado no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu participantes das regiões de saúde Capim Dourado, Amor Perfeito e Cantão com participação de cerca de 400 pessoas.

Da diretoria do Sintras/TO também participaram do evento o vice-presidente, Raimundo de Sousa Morais, o2º Secretário - Neirton José de Almeidae a delegada regional de Porto Nacional, Josilene Uchoa.

A importância do olhar especial para os trabalhadores foi destacada pelo presidente do CES-TO, Mário Benício. “A última conferência voltada para os trabalhadores foi em 2006, por isso a importância desse encontro, entendemos que esse olhar para a saúde e educação dos trabalhadores é essencial principalmente para os usuários que irão receber um atendimento desse profissional, precisamos ser cuidados para poder cuidar”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Bruno Guimarães, destacou que “é essencial pensarmos em estratégias de forma coordenada entre estados, municípios e União, na perspectiva de qualificar o trabalho. Ao final dessas conferências, pretendemos levantar propostas que consigam dialogar com a necessidade da classe trabalhadora, trazendo a pauta do trabalho e da educação de maneira contínua e definitiva na agenda dos gestores de todos os entes federados do Brasil”.

2ª CEGTES-TO

O encontro em Palmas é a última etapa da macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e a etapa estadual será nos dias 11 e 12 de junho de 2024, também na Capital.

As informações colhidas durante as etapas macrorregionais e estadual basearão a preparação para a participação do Tocantins na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES) que será realizada em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2024.

Com informações da AscomSES/TO.