SINTRAS - TO

SINTRAS/TO alerta para a falta de notificação dos casos de acidentes de trabalho no Fórum em memória as vítimas de acidentes de trabalho

O objetivo do evento era para sensibilizar os trabalhadores e a sociedade sobre a realidade dos acidentes de trabalho.
09/04/2024 09/04/2024 08:46 408 visualizações

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 09, no auditório da Assembleia Legislativa, o Fórum de discussão em alusão ao mês de abril que celebra a memória as vítimas de acidentes de trabalho. O vice-presidente do Sintras, Raimundo Morais, esteve representando o sindicato enquanto membro do Conselho Estadual da Saúde e como Coordenador da Comissão Intersetorial Saúde do Trabalhador (CIST) no evento promovido pela SES, que tinha o objetivo de sensibilizar os trabalhadores e a sociedade sobre a realidade dos acidentes de trabalho.

 

Durante o evento foi apresentado oPanorama dos Acidentes de Trabalho no Tocantins e Atuação do CEREST TO, pelo Dr. Frederico Ricardo de Souza Leão Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/RJ e Médico do CEREST/TO.

 

A palestra sobre Ações da CODEMAT Frente às Doenças e Agravos Realcionado ao Trabalho, ministrada pela Dra.Tamara de Santana Teixeira Buriti Procuradora do Trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT).

 

E a última palestra com a temática “Fórum de Acidente de Trabalho de São Paulo e da Universidade de Saúde Pública – USP” pelo Dr. Rodolfo Andrade Gouveia Vilela, Professor Sênior da Faculdade de Saúde pública da USP; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho; e em  Ergonomia, Doutor em  Saúde Coletiva pela Unicamp e pós Doutor pela  Universidade de Helsinque na Finlândia.

 

Enquanto entidade sindical, Raimundo Morais, levanta a discussão da falta de protocolo dos casos. “Uma das nossas preocupações é a falta de protocolo das ocorrências e que são acidentes de trabalho como exemplo o transtorno mental. Outro ponto é a subnotificação que acontece dentro do SUS e dentro do INSS de forma invisíveis. Na hora da contratação do trabalhador deve ser feito os protocolos nos órgãos competentes, o que não acontece”, ressaltou Raimundo Morais.

 

Destacando ainda que “Acidentes e mortes no trabalho são evitáveis”, Ele alertou para o fortalecimento do controle social através da instituição e estruturação das CISTT nos estados, da necessidade de envolvimento dos membros representativos dentro do controle social.

 

Do evento também participaram outras entidades sindicais, associações,  trabalhadores, órgãos de fiscalização, conselhos e movimentos sociais.

 

A  Data
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória a essas vítimas. No Brasil pela Lei nº 11.121/2005, foi instituído Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...