SINTRAS - TO

Sintras-TO solicita audiência com Wanderlei Barbosa para tratar dos 25%

Sintras quer discutir a forma e prazo a ser implementado nas tabelas financeiras dos servidores que tenham garantidos em Lei e por decisões judiciais.
18/09/2024 18/09/2024 09:19 797 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO) visando garantir o pagamento dos 25% aos servidores e trabalhadores da saúde no Estado, emitiu uma solicitação de audiência para o governador Wanderlei Barbosa para tratar da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI 4013). E na ocasião, discutir a forma e prazo a ser implementado nas tabelas financeiras dos servidores que  tenham garantidos em Lei. O documento foi encaminhado nesta terça-feira, 17.

Conforme o presidente do Sintras-TO, Manoel Pereira de Miranda, não tem porque o Governo continuar protelando e adiando a concessão deste pagamento. “Já encaminhamos o ofício, aguardamos o agendamento da reunião o mais breve possível para resolver esta demanda que vem se arrastando a anos e só gerando prejuízos aos servidores. Isso demonstra falta de respeito do Governo com a categoria. Desinteresse em conceder um direito já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal”.

Entenda a Ação

Os 25% foi concedido pela Lei de nº 1.861/2007 que gerou o direito aos servidores empossados antes do ano de 2010. Mas o governo negou esse direito aos servidores efetivos que tomaram posse posteriormente. Tomando conhecimento do fato na época, o sindicato entrou com a ação para garantir os referidos valores a categoria.

O Sintras-TO defende que o percentual de 25% deve ser integralmente incluído nos salários dos servidores, e não apenas em valores atrasados. Seja implementado de acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Comitê

Em 1º de março de 2023 foi criado um comitê para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4013/TO. A formação do comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado (Doe) nº 6280. Inicialmente, o comitê era composto por representantes das secretarias da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Administração, Saúde e o do IGEPREV, sendo coordenado pela Procuradoria Geral do Estado. Após o Sintras-TO solicitou sua inclusão para fazer parte do Comitê, para representar a categoria dos trabalhadores em saúde.

 

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...