Na reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na quarta-feira 22, na sede da Superintendência do Ministério da Saúde em Palmas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras-TO), Manoel Pereira de Miranda, destacou a importância de medidas urgentes para solucionar os atrasos de pagamento às empresas terceirizas no município. A cobrança é para garantir os direitos dos trabalhadores nas prestadoras de serviço.
Durante sua fala, Manoel ressaltou seu papel como representante dos trabalhadores e conselheiro, frisando que o laboratório contratado pela prefeitura está há cinco meses sem receber as faturas mensais e solicitou a gestão municipal. "Nós pedimos que o município pudesse tomar providências, porque, como é que esse pessoal vai pagar o salário dos seus funcionários, comprar insumos, pagar o 13º e manter o atendimento à população? Isso é inadmissível", afirmou o presidente do Sintras. Ele solicitou diretamente à secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, que intervenha para resolver a situação.
A reunião contou também com a presença do vice-presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais, que também preside o Conselho Estadual de Saúde. A participação de ambos reforçou o compromisso do sindicato e das instâncias de controle social em defender os direitos dos trabalhadores.