SINTRAS - TO

ACS E ACE de Esperantina protestam e SintrasTO cobra agilidade no pagamento do Repasse do Incentivo Financeiro do Governo Federal

O repasse do incentivo financeiro é feito de forma regular pelo MS e não entra no limite de despesas com pessoal.
03/01/2025 01/05/2025 09:21 771 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (SintrasTO) formalizou, em dezembro passado, uma cobrança à Prefeitura de Esperantina referente ao pagamento do incentivo financeiro federal destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate a Endemias (ACE). O atraso no repasse gerou insatisfação entre os profissionais, que realizaram protestos nas ruas da cidade para expressar seu descontentamento com a gestão do prefeito Armando Alencar da Silva.

De acordo com o presidente do SintrasTO, Manoel Pereira de Miranda, não há justificativa para o atraso. “O repasse do incentivo financeiro é feito de forma regular pelo MS e não entra no limite de despesas com pessoal. A prefeitura só precisa transferir o valor para a conta dos servidores, pois os recursos vêm diretamente do Governo  Federal”, afirmou Miranda.

Entenda o repasse

O incentivo financeiro adicional, previsto para 2024, é regulamentado pelo Ministério da Saúde e amparado por diversas legislações federais, como os artigos 6º e 7º do Decreto Federal nº 8.474/2015, a Lei Federal nº 11.350/2006 (alterada pelas Leis nº 12.994/2014 e nº 13.708/2018) e a Portaria GM/MS nº 24/2023.

Esse recurso tem como objetivo valorizar os agentes que atuam em programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica, fortalecendo o trabalho desempenhado pelos ACS e ACE. O repasse é feito anualmente e serve como um estímulo aos profissionais que lidam diretamente com ações essenciais para a saúde pública.

O SintrasTO espera que a prefeitura regularize a situação e cumpra o compromisso de repassar os valores aos profissionais, reconhecendo a importância do trabalho realizado por essas categorias para a comunidade.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...