SINTRAS - TO

Presidente do Sintras participa da Plenária Nacional em Defesa da Carreira Única do SUS em Brasília

Evento reuniu lideranças sindicais e representantes do governo para discutir proposta construída pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, da qual o líder faz parte, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS)
21/10/2025 06/11/2025 14:33 251 visualizações

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, participou nesta terça-feira, 21, em Brasília, da Plenária Nacional Sindical em Defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS, um importante espaço de diálogo e articulação política em defesa da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde em todo o Brasil.

O evento, realizado no auditório do Sindisep, reuniu representantes de sindicatos, movimentos sociais, gestores públicos e entidades do controle social, com o objetivo de fortalecer a mobilização em torno da criação de uma carreira única nacional para os profissionais do SUS. A proposta busca garantir reconhecimento, estabilidade, condições dignas de trabalho e qualificação permanente aos servidores da saúde pública.

Durante a plenária, foi apresentada a proposta de Plano de Carreira Única da Saúde, elaborada pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), por meio da Comissão para Discussão e Elaboração de Proposta de Carreira (CDEPCA/SUS). O documento consolida um projeto histórico de valorização profissional e de fortalecimento do sistema público de saúde brasileiro.

Manoel Miranda, que é membro titular da MNNP-SUS, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), teve participação direta na elaboração da proposta. Para ele, a iniciativa representa um avanço necessário para o fortalecimento do SUS e para o reconhecimento dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado. “Como dirigente sindical e como membro da Mesa Nacional, vivenciei de perto a construção dessa proposta, que nasce do diálogo e da escuta dos trabalhadores. A carreira única é fundamental para garantir estabilidade, valorização e qualificação permanente dos profissionais de saúde”, destacou o presidente.

A programação da plenária incluiu debates sobre a conjuntura nacional da MNNP-SUS, a carreira à luz das deliberações das Conferências de Saúde e articulações políticas no Congresso Nacional em defesa da proposta. O Sintras reforça seu compromisso com a luta por melhores condições de trabalho, valorização dos servidores e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, defendendo sempre o diálogo como caminho para as grandes conquistas da categoria.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...