SINTRAS - TO

Sintras alerta aposentados e pensionistas da Saúde sobre realização da Prova de Vida do Igeprev

Procedimento obrigatório deve ser realizado entre 3 de novembro e 31 de dezembro de 2025 pelo aplicativo MEU RPPS
06/10/2025 06/10/2025 14:33 801 visualizações

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras) chama a atenção de todos os aposentados e pensionistas da saúde vinculados ao Igeprev para a realização da Prova de Vida 2025. O procedimento é obrigatório e deverá ser feito no período de 3 de novembro a 31 de dezembro, exclusivamente pelo aplicativo MEU RPPS.

A Prova de Vida é uma exigência legal e tem como objetivo evitar fraudes, assegurar a correta manutenção dos benefícios previdenciários e garantir que os direitos dos inativos e pensionistas sejam preservados.

Para realizar o procedimento, o beneficiário deve instalar o aplicativo MEU RPPS, disponível na Play Store e App Store, selecionar o Estado do Tocantins e o instituto Igeprev/TO. Em seguida, é necessário anexar documento oficial com foto (frente e verso) e realizar a biometria facial com selfie no próprio aplicativo. O prazo para análise é de até cinco dias úteis.

Aqueles que não realizarem a Prova de Vida dentro do prazo terão o pagamento do benefício suspenso, conforme prevê a portaria publicada no Diário Oficial. Caso a pendência não seja resolvida em até 90 dias, o benefício poderá ser cancelado.

Em situações especiais, como impossibilidade médica ou reclusão penal, o representante do beneficiário poderá protocolar a documentação exigida diretamente no Igeprev ou pelo WhatsApp oficial (63) 99225-9117. Já os residentes no exterior devem agendar videoconferência para validação da identidade.

Para o presidente do Sintras, Manoel Miranda, o sindicato reforça o compromisso de acompanhar os interesses dos servidores aposentados e pensionistas. “É fundamental que todos os beneficiários fiquem atentos ao prazo e realizem a Prova de Vida para evitar a suspensão de seus pagamentos. O Sintras seguirá vigilante, cobrando clareza e orientação do Igeprev para que nenhum trabalhador da saúde seja prejudicado”, afirmou.

O Sintras recomenda que os filiados busquem orientação antecipada e fiquem atentos às instruções divulgadas pelo Igeprev nos canais oficiais, garantindo tranquilidade e segurança no cumprimento dessa obrigação anual.

 

Confira o passo a passo para fazer a prova de vida

1) Instale o aplicativo MEU RPPS, disponível na loja de aplicativos APP STORE e PLAY STORE do seu celular.

2) Ao abrir o aplicativo, deve selecionar o estado “TOCANTINS”, a cidade “PALMAS”, e após, selecionar o instituto

“IGEPREV/TO”, independente da sua localidade atual.

3) Para acessar o aplicativo, o beneficiário utilizará o mesmo usuário e senha do Portal do Segurado do site do IGEPREV TOCANTINS. Em caso de novo acesso, é necessário clicar no botão “NÃO SOU CADASTRADO".

4) Após entrar no aplicativo, deve abrir o menu “PROVA DE VIDA".

5) No campo “TIPO DE DOCUMENTO” deve ser anexado o documento de identificação com foto do segurado, tanto a frente (lado da foto), como o verso. Nessa etapa, podem ser usadas fotos salvas na galeria ou capturá-las diretamente no aplicativo.

6) Após selecionar o campo “TIPO DE DOCUMENTO”, o beneficiário deve escolher o item “DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO - FRENTE” para anexar a frente do documento de identificação. Além disso, deve repetir a ação no item “DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO - VERSO”, para inserir o verso do mesmo documento.

7) É imprescindível permitir que aplicativo utilize a câmera do seu celular, para que seja capturada a foto do documento e da Selfie.

8) Após anexar o documento oficial frente e verso, é disponibilizado o botão “AVANÇAR” para ir para próxima etapa.

9) Na tela seguinte, será realizada a biometria facial. Neste procedimento, o beneficiário deverá capturar uma foto sua, enquadrando seu rosto na área designada.

10) O beneficiário deve capturar uma foto com o rosto para frente da câmera, focando do ombro para cima, devidamente vestido, não podendo estar usando boné, chapéu, óculos solares, máscara de proteção e adereços que atrapalhem a visualização do rosto. O ambiente deve possuir boa luminosidade.

11) Após capturar a foto, o beneficiário de deverá preencher obrigatoriamente o campo "TELEFONE", e caso queira, informar o endereço de e-mail. Após preenchimento, será apresentada uma tela solicitando a confirmação do procedimento, informando que a Prova de Vida será encaminhada para avaliação.

12) O beneficiário deve acompanhar no aplicativo a avaliação da Prova de Vida.

13) A mensagem de confirmação final, será apresentada no aplicativo, num prazo de até 5 (cinco) dias úteis, quando o Igeprev-TO fizer a avaliação da Prova e Vida, podendo ser validada ou não.

14) não validada a Prova de Vida, o beneficiário poderá consultar a pendência e refazer todo o procedimento.

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...