SINTRAS - TO

Sintras participa da inauguração do primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista do Tocantins

CETEA oferecerá atendimento integral, diagnóstico precoce e capacitação para profissionais da Saúde
07/10/2025 06/11/2025 14:33 323 visualizações

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, e o vice-presidente, Raimundo Sousa, participaram na manhã desta terça-feira (7) da inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), em Palmas. O evento contou também com a presença do governador do Estado, Laurez Moreira, do secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, deputados federais e estaduais, vereadores, representantes das pessoas no espectro autista, das mães de pessoas no espectro autista e de toda a sociedade civil.

Com investimento de R$ 13 milhões, o CETEA representa um marco histórico para o Tocantins, sendo o primeiro centro do Estado voltado exclusivamente ao atendimento integral de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço oferece diagnóstico precoce, acompanhamento multidisciplinar e capacitação de profissionais da Saúde e da Educação, além de acolher famílias com estrutura moderna e acessível.

Em seu discurso, o governador Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa também para os profissionais da área. “Este centro também é um presente aos profissionais de Saúde, que aqui terão capacitação contínua e condições adequadas pra exercerem o que há de mais nobre na sua missão: cuidar de pessoas”, afirmou.

Para o presidente do Sintras, Manoel Miranda, o CETEA representa uma conquista que vai além da estrutura física, é um passo na direção de uma sociedade melhor. “Como pai de uma criança autista, ver o Tocantins inaugurando um espaço como esse me enche de emoção e esperança. O CETEA é mais do que um centro de atendimento, é um símbolo de respeito, inclusão e amor. Como presidente do Sintras, digo que iremos acompanhar de perto o funcionamento deste projeto, que também tem um papel fundamental na qualificação dos profissionais da saúde e na geração de oportunidades no mercado de trabalho”, destacou.

O novo centro, inspirado em referências nacionais e internacionais, iniciará o atendimento com capacidade para 250 crianças, podendo expandir futuramente para até 500, oferecendo um serviço completo de suporte às famílias e formação continuada aos profissionais.

 

Mais Fotos

Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...


Sintras participa de reunião sobre a definição da data-base e mudança no calendário de revisão salarial dos servidores de Palmas

Dialogando com a gestão municipal, sindicato destaca a importância da reposição inflacionária e do compromisso com a...


Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...